Com NFL de olho, Harbaugh despista sobre futuro: ‘Só quero aproveitar”

André Merice | 09/01/2024 - 14:18

Na noite da última segunda-feira (8), o Michigan Wolverines, de Jim Harbaugh, conquistou o título nacional do College Football ao vencer o Washington Huskies, por 34-13.

Após a conquista, Harbaugh expressou sua satisfação, afirmando que agora pode “sentar-se à mesa da família”, deixando para trás a “mesinha” e ingressando no seleto grupo dos campeões.

Harbaugh na NFL?

Harbaugh, cujo pai, Jack Harbaugh, conquistou um campeonato nacional, e seu irmão (John), um Super Bowl, celebrou o triunfo, mencionando a importância de “estar entre os grandes”. No entanto, a questão que paira no ar, agora, é se ele seguirá no cenário universitário ou irá se mudar para a NFL.

— Eles não vão mais me manter ali na mesinha. Meu pai, Jack Harbaugh, ganhou um campeonato nacional e meu irmão ganhou um Super Bowl. É bom estar na mesa dos grandes — brincou.

Atualmente, existem cinco vagas para treinador principal na NFL, o que alimenta especulações sobre o futuro de Harbaugh. Em coletiva de imprensa após o título, quando questionado sobre a possibilidade de buscar uma conquista do Super Bowl, Jim não descartou a ideia, enfatizando o desejo de aproveitar o momento, mas deixando a porta aberta para o que o futuro reserva.

— Eu só quero aproveitar isso. Espero que você me dê isso. Um cara pode ter isso? Tem que ser sempre o que vem a seguir, qual é o futuro? Como eu disse outro dia, sim, espero ter um futuro. Espero que haja um amanhã, depois de amanhã, uma próxima semana, um próximo mês, um próximo ano — revelou.

Aos 60 anos, Harbaugh já esteve perto de ganhar um Super Bowl durante sua passagem pelo San Francisco 49ers, em 2012, quando perdeu para seu irmão, John Harbaugh, do Baltimore Ravens.

Na NFL, Jim trabalhou durante quatro temporadas como treinador principal dos 49ers, com um impressionante recorde de 49-22-1, incluindo 5-3 na pós-temporada. Além da franquia de São Francisco, Jim comandou o Los Angeles Raiders (na época Oklahoma Raiders).

A temporada dos Wolverines foi marcada por desafios, incluindo a suspensão de Harbaugh nos três primeiros jogos devido a alegações de violações de recrutamento. Além disso, a NCAA está conduzindo duas apurações sobre o programa de futebol americano de Michigan, uma relacionada a supostas violações de recrutamento e outra sobre roubo de placas.

Harbaugh negou conhecimento de qualquer esquema para roubar placas, mas as investigações continuam, e a NCAA poderia impor mais penalidades.

Commanders estaria de olho em Harbaugh

Após o anúncio oficial da demissão de Rivera, os Commanders já começaram a busca por um novo treinador para a próxima temporada. Harbaugh é um dos nomes avaliados. Além dele, a franquia da NFL monitora de perto as situações de Ben Johnson, coordenador do Detroit Lions, Aaron Glenn, coordenador defensivo dos Lions, e Raheem Morris, treinador defensivo dos Los Angeles Rams.

LEIA TAMBÉM:

+ NFL: Quais são os classificados para os playoffs da temporada 2023/24

++ NFL: Cairo Santos atinge marca histórica pelo Chicago Bears

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou torcedor LeBron James e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".