NBA: saiba tudo sobre a volta de Ja Morant ao Memphis Grizzlies

Paola Zanon | 19/12/2023 - 08:00

A espera dos torcedores do Memphis Grizzlies chegou ao fim: Ja Morant estará de volta às quadras da NBA na noite desta terça-feira (19), depois de 25 jogos de suspensão.

O jogo de estreia do armador na temporada 2023-24 da NBA acontecerá no Smoothie King Center, em Nova Orleans, contra o New Orleans Pelicans. A partida terá transmissão ao vivo do Prime Video e NBA League Pass, a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Mesmo durante o período da punição, Morant pôde participar de todos os treinos e viagens da franquia, principalmente para facilitar o entrosamento com os novos companheiros de equipe, como Marcus Smart e Derrick Rose, e não perder o ritmo de jogo.

O técnico Taylor Jenkins não revelou se o astro do time já irá voltar a jogar como titular, mas deixou claro que pretende colocá-lo em quadra contra os Pelicans ao declarar que espera que Ja Morant esteja “a todo vapor” para sua liberação.

Na primeira suspensão do jogador, que aconteceu em março, ele não voltou a jogar assim que foi liberado pela liga. Após oito jogos de gancho, o armador ainda precisou esperar mais duas rodadas para entrar em quadra —mas na ocasião, ele foi suspenso até mesmo dos treinos.

O próprio jogador tem feito uma contagem regressiva para seu retorno e assumiu a culpa pela péssima campanha que os Grizzlies têm feito até aqui: foram 18 derrotas em 24 jogos.

— Ter tido a flexibilidade para treinar e viajar com o time fez bem tanto fisicamente, como mentalmente. Foquei muito em mim, em como posso melhorar como liderança vocal na quadra. De fora você observa, mas não pode fazer nada. Agora quero mudar isso—, declarou ele, em uma entrevista coletiva realizada na última sexta-feira (15).

A suspensão de Ja Morant

Ja Morant foi suspenso em 25 jogos da temporada regular da NBA por exibir uma arma nas redes sociais pela segunda vez —na primeira ocorrência, o gancho foi de oito jogos.

A punição só foi anunciada após o Denver Nuggets se consagrar como campeão da temporada 2022-23 ao vencer o Miami Heat por 5 a 1. Adam Silver, comissário da liga, não quis desviar a atenção das finais.

Além da suspensão, o armador também precisou passar por um programa de aconselhamento, sob supervisão da liga, para “entender melhor as questões que o levaram a tais atos”. Na última semana, Silver afirmou que o jogador fez tudo o que foi solicitado e se reuniu com ele.

— Foi difícil ficar afastado. Foram dias terríveis. Não vou dizer que queria que isso acontecesse, mas já que aconteceu, fico feliz que tive muito suporte e tempo para refletir sobre como melhorar. Conversei com Adam Silver, e foi uma ótima conversa. Ele perguntou como eu estava, como o processo de retorno estava—, contou Ja Morant.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.