COLUNAS

Top 10 melhores drafts da NBA na história

10-melhores-drafts-NBA

Quer descobrir com a gente os 10 melhores drafts da NBA? Primeiramente, o draft da NBA é um evento anual no qual os 30 times da NBA podem recrutar jogadores que são elegíveis para ingressar na liga. A saber, normalmente, estes jogadores são amadores oriundos do basquete universitário, mas jogadores internacionais também podem ser escolhidos. Mas, afinal…

Quais são os melhores drafts da NBA de todos os tempos?

A princípio, jogadores universitários que completaram quatro anos de universidade são automaticamente elegíveis. Bem como os que ainda não o completaram precisam declarar sua elegibilidade e abrir mão do restante da universidade. Entretanto, até 2006, jogadores de ensino médio (high school) também podiam ser escolhidos. Aliás, antes de 1966, equipes tinham direito a “escolhas territoriais”, para recrutar atletas que jogavam na região.

Além disso, jogadores internacionais com ao menos 22 anos de idade são automaticamente elegíveis para a seleção. Por outro lado, menores de 22 anos devem declarar sua elegibilidade. Decerto, o draft da NBA geralmente ocorre no final de junho, durante a pré-temporada da NBA. Por fim, a seleção consiste em duas rodadas, onde um total de 60 jogadores são selecionados. Portanto, sem mais delongas, veja os melhores drafts da NBA na história.

Top 10 melhores drafts da NBA na história – Veja os top prospectos

10º 1999

Antes de tudo, o draft de 1999 nos deu alguns dos jogadores mais empolgantes das últimas décadas. A princípio, ninguém jamais esquecerá o Baron Davis liderando os Warriors sobre o Dallas nos playoffs de 2007, ou as incontáveis ​​jogadas arrojadas do argentino Manu Ginobili durante sua carreira com os Spurs. Decerto, mesmo que este draft não tenha produzido nenhum dos 20 melhores talentos, foi rico em jogadores importantes que deixaram sua marca na história da liga.

Entretanto, não há um Hall da Fame na primeira votação no grupo, mas cinco caras com pelo menos 100 cotas de vitórias na carreira. Assim, o 2º colocado, Steve Francis, explodiu com pressa depois de seis ótimas temporadas para começar sua carreira. Sobretudo, Shawn Marion foi o único jogador desta classe que foi nomeado um All-Star mais de três vezes. Por fim, Elton BrandJason Terry Andre Miller foram outros destaques.

9º 1970

Primeiramente, o draft de 1970 vinha sob forte expectativa, afinal, nomes como Elvin Hayes havia sido a 1ª escolha de 1968 e Kareem Abdul-Jabbar em 1969. Decerto, ainda não sabiam quem se tornariam, mas, de fato, ser a escolha inicial do draft já lhe coloca em posição de destaque. Mas, na maioria dos anos, há pelo menos um fracasso nas cinco primeiras escolhas.

Em 1970, porém, todas as cinco equipes no topo do draft ficaram satisfeitas com suas primeiras escolhas, como Bob Lanier, Rudy Tomjanovich, Pete Maravich, Dave Cowens e Sam Lacey, cada um jogou pelo menos 10 temporadas e marcaram mais de 10 mil pontos e contabilizaram, pelo menos, 46,7 de média de vitórias.

No entanto, o melhor jogador desta classe não foi escolhido até a 8ª rodada. A saber, Dan Issel foi selecionado em 122º geral pelos Pistons, mas em vez disso ele assinou com o Kentucky Colonels da ABA. Dessa forma, dominou a liga por seis anos antes de ser absorvida pela NBA.

Em suma, a participação de Issel nas vitórias pela NBA é de 82,3, mas a Sports Reference coloca seu total combinado em 157,8 – bom para o 23º lugar na lista de todos os tempos. Issel foi um dos seis membros do Hall da Fama deste draft. Bem como Tiny Archibald, CalvinMurphy, Lanier, Maravich e Cowens. Por fim, são 12 jogadores deste draft que foram All-Star.

Top 10 melhores drafts da NBA na história

Bob Lanier (Reprodução/ Steve Pyle / Associated Press)

8º 2011

Em primeiro lugar, Kyrie Irving cumpriu a promessa que o tornou a melhor escolha geral, enquanto Kawhi Leonard (15ª escolha) vai caiu como dos maiores roubos de todos os tempos. Ainda mais, Jimmy Butler, Kemba Walker, Klay Thompson, Nikola Vucevic e Isaiah Thomas também foram valores fortes.

Outrossim, o draft de 2011 é um dos draft mais sólidos da história da NBA, tanto em poder de estrelas quanto em profundidade. Todavia, estrelas como Kawhi, Irving e Klay ajudaram a trazer campeonatos para suas organizações, além de outros jogadores importantes como os gêmeos Morris, Enes Kanter e Iman Shumpert foram peças vitais em equipes vencedoras durante anos.

Este grupo apresentou duas vezes o MVP das finais (Kawhi) e Klay Thompson como uma das peças principais da dinastia dos Golden State Warriors. Além disso, Irving foi peça fundamental do primeiro título do Cleveland Cavaliers ao lado de LeBron James.

Top 10 melhores drafts da NBA na história

(Reprodução/ Nathaniel S. Butler / Getty Images)

7º 1998

A princípio, o draft da NBA de 1998 é um pouco pesado. Contudo, também apresenta uma das escolhas gerais mais decepcionantes de todos os tempos com Michael Olowokandi. Entretanto, Dirk Nowitzki é um MVP da temporada regular da NBA, um MVP das finais, top 10 maiores pontuadores de todos os tempos e o maior pontuador de mais de dois metros a andar no planeta.

Bem como Paul Pierce é 10 vezes All-Star com um prêmio MVP das finais. A saber, Vince Carter é o único jogador a jogar basquete em quatro décadas, pois só encerrou a carreira em 2020. Portanto, os três jogadores se combinam em 32 aparições no All-Star sozinhos, e todos os três estão entre os 40 primeiros em cotas de vitórias na carreira na história da NBA.

Depois dos três futuros membros do Hall of Fame, há mais dois All-Stars multi-time em Antawn Jamison e Rashard Lewis. Dessa forma, acumularam pontos marcando mais de 20 mil e 15 mil pontos, respectivamente. Aliás, a lista de caras memoráveis ​​desse draft inclui também Mike Bibby e Jason Williams.

Top 10 melhores drafts da NBA na história

(Divulgação/NBA)

6º 2009

Antes de mais nada, não é um eufemismo dizer que este draft ajudou a revolucionar o esporte. Nesse ínterim, James Harden (3) e Stephen Curry (7) são dois dos melhores jogadores ofensivos na memória recente, e serão lembrados em parte por seus dribles e cestas insanas, além da prolificidade por trás da linha de três pontos. Este draft é um que pode surpreender e subir posições futuramente.

DeMar DeRozan (9) tem um forte caso para se juntar a eles no Hall da Fama algum dia, e Blake Griffin (1) apareceu em cinco All-Star Games consecutivos começando com sua temporada de estreia, além de ser um dos maiores dunkers de todos os tempos. Tyreke Evans (4) é uma estrela quando saudável e comprometido, e Jrue Holiday (17) é um All-Star e ganhou um título da NBA como titular com os Bucks. Jeff Teague (24) também tem um aceno ao All-Star em sua carreira sólida.

De fato, existem três MVPs da temporada regular da NBA entre Stephen Curry e James Harden. Ademais, o impacto deles na liga é significativo e ainda há mais para provar. A saber, Curry tem três campeonatos da NBA. Em contrapartida, Harden está na lista de candidatos a MVP da temporada regular anualmente, mas agora no Brooklyn Nets, ainda está em busca do primeiro título.

Top 10 melhores drafts da NBA na história

Top 10 melhores drafts da NBA na história (Reprodução/Getty Images)

Confira o Top 5 melhores drafts da NBA na história clicando aqui!

Foto destaque: Reprodução/Jon Shapley / Houston Chronicle

Popular

Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top