COLUNAS

Top 10 maiores jogadores da NBA de todos os tempos

Top-10-maiores-jogadores-NBA

Daqui a quatro dias um dos maiores espetáculos do mundo está de volta e a season promete. É repetitivo dizer que a temporada da NBA promete, mas a liga segue com um equilíbrio e uma abundância de talentos muito grande. Em clima do início de uma nova temporada, listamos os top 10 maiores jogadores da NBA de todos os tempos. Sem sombra de dúvidas, foi muito difícil listar apenas 10. Ademais, teremos menções honrosas no final do texto.

Top 10 maiores jogadores da NBA de todos os tempos

10º Shaquille O'Neal

Sem sombra de dúvidas, é uma das figuras mais icônicas do basquete. Shaq sempre será lembrado por como era dominante no garrafão. Com os seus 2.16 m e mais de 100kg, o pivô é o 8º maior pontuador da história da liga, com 28.596 pontos. Além disso, soma incríveis 13.099 rebotes, o 12º no ranking da NBA.

Além dos grandes números, o grandalhão foi três vezes o MVP da temporada, uma o MVP das finais e tem quatro anéis da maior liga de basquete do mundo. Shaquille O'Neal não poderia ficar de fora desse top 10, porque representa muito para o esporte. Muitos lembram do personagem fora das quadras, no entanto era um monstro dentro do ginásio.

O atleta aposentou em 2011, após 19 anos de carreira, em uma Era cheia de craques, no entanto Shaq deixou o seu legado. Foi um dos grandes símbolos da posição de center (pivô) e criou uma bela simpatia com os fã da NBA. Portanto, Shaq sempre será lembrado e muito respeitado.

9º Tim Duncan

Sem sombra de dúvidas, é o homem mais amado de Santo Antônio. O que Tim Duncan jogou durante suas 19 temporadas pelo Spurs foi brincadeira. Foi All Star em 15 seasons. O ala-pivô se destacava pelas grandes enterradas. Com dribles rápidos, o craque interceptava facilmente a defesa adversária e conquistava o sorriso dos fã do San Antonio Spurs.

Além disso, o ídolo soma cinco títulos de NBA em sua carreira. Em 1998, foi eleito o Rookier of The Year. Assim, já mostrava que era um atleta gigantesco. Junto com Tony Parker e Manu Ginóbili formou um grande trio que trouxe muitas alegrias para o torcedor dos Spurs. Até a sua chegada, a equipe nunca havia ganhada a liga. Após a sua estreia, venceu cinco (1999, 2003, 2005,2007 e 2014). Em todas, Duncan esteve presente.

O camisa 21 tem o seu número aposentada no clube, pois é o maior ídolo da franquia. Ademais, tem grandes recordes a serem quebrados. É o cestinha, maior reboteiro, jogador com mais minutos e mais bloqueios. Além disso, é o terceiro com mais assistências. O atleta com 26.496 pontos é um dos grandes ala-pivô que já passaram pela liga. Por fim, foi um dos grandes defensores da sua geração e conta com alguns pelos tocos na carreira. Como resultado, um lugar nesse top 10 era necessário.

8º Wilt Chamberlain

O americano, nascido na Filadélfia foi um dos jogadores mais dominantes que a liga já teve. Wilt Chamberlain era um fenômeno no garrafão. Além de um ótimo atacante, era um excelente defensor. Assim, o atleta era uma máquina de marcas pontos e de pegar rebotes. Sem sombra de dúvidas, um dos grandes espelhos da posição.

Com dois títulos de NBA, o atleta se mostrou muito dominante por todos esses anos. Além dois títulos coletivos, foi MVP quatro vezes da temporada e uma vez das finais. Chamberlain era um dos, se não o maior, destaque dos anos 60 e 70. Em um período em que a briga no garrafão era mais frequente do que nunca, Wilt era dominante.

Além de títulos individuais e coletivos, o craque tem alguns recordes que pode se orgulhar. Primeiramente, é o único jogador a registrar 100 pontos e 25 rebotes em uma partida. Na temporada de 1961/62, ele teve média de 50.4 pontos por jogo. Ademais, é o jogador com mais recodes na história da NBA. Ele tem a camisa aposentada no Golden State Warriors, Philadelphia 76ers e Los Angeles Lakers. Sendo assim, o pivô foi gigante para o esporte.

7º Bill Russell

O Boston Celtics é o maior vencedor da história da liga, porque Bill Russel existiu. O lendário camisa 6 jogou durante os anos de 50 e 60, no entanto nunca vai ser esquecido pelos torcedores. O ex-pivô é nada menos que o maior vencedor da história da NBA, com 11 anéis vencidos. Ademais, vale ressaltar que disputou 13 temporadas. Assim, o fenômeno perdeu apenas duas season que disputou e ganhou mais da metade dos títulos da franquia (17 ao todo).

Bill merece um lugar nesse seleto grupo pelo conjunto da obra. Além de muitos títulos, foi o espelho para todos os outros craques que surgiram na posição em sequência. Em tempos em que a briga no garrafão era muito intensa, quem dominava essa área era rei. O camisa 6 teve média de 22,7 rebotes e 16,6 pontos na carreira.

Russell é lembrado pelos números coletivos, mas também teve grandes conquistas individuais. Em 13 temporadas, 12 delas esteve presente no All Star Game e em 11 no All-NBA Team. Além disso, foi cinco vezes o MVP da liga. Portanto, Bill Russell é gigantesco.

6º Larry Bird

Mais uma lenda do Boston Celtics presente nesta lista. O tricampeão da NBA foi uma grande ascensão durante os anos 80. Larry Bird atingiu o seu auge durante 1984 até 1986, quando venceu duas vezes o título da liga, atuando em um alto nível. Tanto é que foi MVP da temporada e das finais de ambos os anos.

Como outros atletas citados acima, Bird também teve a sua camisa aposentada nos Celtics. Em Boston o número 33 não está mais a disposição, apenas um homem tem direito de utilizá-la. O atleta tinha muita facilidade em fazer o fade-away jump shoot, era uma jogada característica do craque. Além disso, tinha uma “mão boa”, arremessava bem de curta e longa distância.

O Great White Hope é um dos grandes jogadores da história do Boston Celtics. Um jogador muito habilidoso, que sofria com a perseguição das defesas. Ainda mais que a NBA antes dos anos 2000, tinha mais contato físico, principalmente no garrafão. Ademais, Larry Bird foi um dos integrantes do Dream Team original de 1992.

CONFIRA O TOP 5 MAIORES JOGADORES DA NBA CLICANDO AQUI!

Foto Destaque: Divulgação/ Arquivo/ NBA

Popular

Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top