‘Acabou’: técnico da NBA encerra disputa entre Jokic, Giannis e Embiid pelo MVP

Pedro Rubens Santos | 05/04/2023 - 17:22

Ao longo dos últimos meses, os fãs de NBA têm discutido e ouvido incessantes debates sobre quem deve levar o prêmio de MVP da temporada.

O jogador mais valioso da liga inevitavelmente será um desses três nomes: Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, ou Nikola Jokic, do Denver Nuggets.

Torcedores e membros das franquias defendidas pelos craques argumentam sobre a disputa, cada um puxando a sardinha para o seu lado. E, enquanto isso, jogadores teoricamente “neutros”, de outras equipes, também emitem suas opiniões.

VEJA TAMBÉM

+ Embiid tem jogo de MVP e faz 52 contra os Celtics em ‘amostra’ de playoffs

++ Donovan Mitchell repete Kobe e alcança feito que nem LeBron conseguiu

Na terça-feira (4/4), o técnico dos Sixers, Doc Rivers, deu uma declaração enfática sobre o assunto:

— Acabou a corrida (pelo MVP).

Depois de exaltar o desempenho de Embiid na vitória por 103 a 101 sobre o Boston Celtics, o treinador falou à imprensa e defendeu a tese de que seu jogador merece o prêmio.

O camaronês anotou mais da metade dos pontos da sua equipe na partida e finalizou o confronto com 52 pontos, 13 rebotes e 6 assistências.

— Fizemos muitas coisas erradas, mas o que fizemos certo foi Joel Embiid — analisou Doc Rivers.

Parceiro de Embiid, James Harden também opinou sobre a briga pelo troféu de melhor jogador. Ele defendeu o pivô dos Sixers na disputa.

Para Harden, MVP da temporada 2017-18, a consistência de seu colega é um fator fundamental e que deve lhe render o prêmio.

— Joel (Embiid) deveria ganhar. Ele liderou a liga em pontos no ano passado e parece que vai liderar também nesse ano. Ele tem sido consistente o ano inteiro — analisou.

Quem defende o MVP para Embiid

Stephen Curry, armador do Golden State Warriors, foi um dos atletas que se manifestou a favor de Joel Embiid como MVP da temporada 2022-23 da NBA.

Stephen Curry. Foto: Reprodução/Twitter/@warriors
Stephen Curry acredita que Embiid merece prêmio de MVP. (Foto: Reprodução/Twitter/@warriors)

Em entrevista ao ‘Bleacher Report’, o astro afirmou que escolheria o camaronês para vencer o prêmio.

— Joel (Embiid) deu um salto que, acho, muitas pessoas não esperavam, porque ele já era dominante. Esse salto chamou atenção e colocou Philly em ótima posição — declarou Curry. — Se eu tivesse que escolher, seria ele (o MVP).

Depois do jogo monstruoso contra Boston, a estrela do Miami Heat Jimmy Butler também se posicionou.

Segundo ele, Embiid merece ser premiado nesta temporada e também deveria ter recebido a honra no ano passado. O vencedor foi Jokic.

Com média de 33,3 pontos por jogo, o astro dos 76ers espera conquistar o MVP pela primeira vez. Tanto Antetokounmpo como Jokic, seus principais concorrentes, já foram agraciados com a honraria duas vezes.

Inclusive, a dupla levou para casa os últimos quatro prêmios. Em 2019 e 2020, Giannis faturou o troféu. E em 2021 e 2022 foi a vez do sérvio dos Nuggets ser premiado.

Marca histórica de Embiid

Os números incríveis contra os Celtics levaram Joel Embiid a repetir um feito alcançado somente pela lenda Wilt Chamberlain.

Eles são os únicos jogadores na história da NBA a marcar pelo menos 50 pontos, 10 rebotes e 5 assistências com aproveitamento de 80% nos arremessos de quadra.

Chamberlain, que se aposentou em 1973, atingiu a marca duas vezes durante sua carreira. Depois de mais de 50 anos, Embiid conseguiu repetir o feito e entrou para a história.

Adversário dos Sixers na última partida, Derrick White, dos Celtics, foi perguntado como parar Embiid. E sua resposta foi bastante curiosa:

— Acho que a liga inteira está tentando descobrir isso agora. Se você tiver alguma ideia, todos os outros times da NBA gostariam de saber.

O Philadelphia 76ers está em 3º lugar na Conferência Leste e já assegurou uma vaga nos playoffs.