Ex-NBA, Shane Larkin é acusado de traição pela Turquia por motivo inacreditável

Paola Zanon | 31/08/2023 - 16:00

Ex-jogador da NBA, Shane Larkin foi acusado de traição pela federação de basquete da Turquia por um motivo difícil de acreditar.

O armador, que nasceu nos Estados Unidos mas se naturalizou como turco, precisou ficar de fora dos jogos classificatórios para as Olimpíadas de Paris em 2024 devido a uma lesão no joelho.

A equipe médica da seleção da Turquia informou que caso ele adiantasse sua volta sem estar 100% recuperado, correria o risco de voltar a se machucar e não poder mais jogar basquete de forma definitiva.

Shane, então, decidiu acatar as recomendações médicas e permaneceu fora dos jogos classificatórios. A federação turca, no entanto, ignorou as mesmas recomendações e considerou que a falta de Larkin em partidas decisivas era um ato de traição.

Como punição, o armador foi multado e suspenso de alguns jogos do Anadolu Elfes, time que ele defende no campeonato turco e na Euro League —por onde foi campeão duas vezes.

— Ano passado eu dei tudo para essa seleção. Rompi dois ligamentos e não conseguia mover dois dedos das mãos, mas tomei injeções para conseguir jogar pela Turquia. Resultado? Fiquei quatro meses fora—, relatou ele, em um desabafo publicado nas redes sociais.

Larkin ainda condenou a decisão da confederação turca de basquete em suspendê-lo dos jogos do Elfes e mandou um recado para os torcedores.

— Estou sendo jogado para debaixo do ônibus. Sinto muito pelos torcedores que não vão me ver por um tempo, mas isso não tira meu amor por vocês—, declarou.

Shane Larkin na NBA

Shane Larkin em quadra pelo Boston Celtics. Foto: Icon sport
Shane Larkin em quadra pelo Boston Celtics. Foto: Icon sport

Shane Larkin entrou para a NBA em 2013, quando foi draftado na 18ª escolha geral pelo Atlanta Hawks, depois de ter defendido o Miami Hurricanes na NCAA.

Na sequência, o armador foi negociado para o Dallas Mavericks, onde ficou até a temporada seguinte, quando foi trocado para o New York Knicks.

LEIA TAMBÉM:

+ Giannis Antetokounmpo vai para os Bulls? Saiba o que o jogador disse

++ Quais astros da NBA nunca foram campeões da Copa do Mundo de Basquete?

No ano seguinte, Shane defendeu o Brooklyn Nets e passou uma temporada fora da NBA, defendendo o Baskonia, da Espanha. Em sua volta, jogou pelo Boston Celtics entre 2017 e 2018.

Após conquistar a cidadania turca, Shane Larkin decidiu defender o país em competições internacionais e, ao final de seu contrato com a franquia de Boston, acertou sua ida definitiva para a Europa, defendendo o Anadolu Elfes desde então.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.