Que o Draft de 2023 da NBA trouxe consigo uma safra recheada de novos talentos, é indiscutível. Com Victor Wembanyama e Chet Holmgren, dois melhores jogadores selecionados no recrutamento destaques em seus respectivos times, um terceiro nome aparece como um forte candidato ao prêmio de ROY (sigla em inglês para Novato do Ano).
Pelo menos, essa é a meta do armador do Portland Trail Blazers, Scoot Henderson, de 19 anos, escolhido na terceira posição do Draft de 2023. Scoot, no entanto, se vê em uma situação complicada, já que os seus principais concorrentes ao prêmio são apontados como dois dos melhores prospectos dos últimos anos.
Mesmo com a forte concorrência o armador, considerado pelos fãs de Portland como o “novo Lillard”, não desanimou e garantiu que vai brigar pelo prêmio individual, que considerou como “objetivo”.
— Ser o novato do ano ainda é o meu objetivo. Acho que está tudo em aberto. Entendo a dificuldade de jogar de armador, principalmente em uma equipe que esta criando um novo sistema. Observando outros armadores e seus jogos, acho que posso melhorar fazendo isso —
Disse Scoot Henderson, armador escolhido na terceira posição do Draft de 2023 pelo Portland Trail Blazers.
LEIA MAIS:
+ Anthony Davis se ‘enfurece’ e garante vitória dos Lakers
++ Jokic quebra recorde ‘impossível’ e se iguala a lenda do basquete
Scoot Henderson terá concorrência de peso para o prêmio de novato do ano da NBA
Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs, e Chet Holmgren, do Oklahoma City Thunder, lideram a corrida para a premiação individual. Com médias de 17.5 pontos, 7.8 rebotes e um aproveitamento superior a 53% nos arremessos de quadra, o ala pivô de OKC é o líder na corrida.
Chet tem sido peça fundamental para um time repleto de jovens talentos e que ocupa a terceira colocação da Conferência Oeste, com 20 vitórias e 9 derrotas. Com seus 2 metros e 16, o jogador tem sido destaque nos dois lados da quadra, com uma média de 3.7 rebotes por partida.
Logo atrás vem o gigante francês dos Spurs, Victor Wembanyama. Celebrado como um dos melhores novatos da história da NBA, Wemby não encontrou vida fácil na NBA. Os Spurs amargam a lanterna da Conferência Oeste, com apenas 5 vitórias e 25 derrotas. Mas, apesar disso, o pivô vem conseguindo mostrar o seu talento e já aparece com médias de 18.8 pontos e 10.4 rebotes por jogo.
Scoot, no entanto, aparece apenas na 10ª posição da corrida para o melhor novato do ano da NBA. O armador lesionou o tornozelo logo nos primeiros jogos da temporada e precisou ficar afastado por quase três semanas. Em seus primeiros 12 jogos como jogador dos Blazers, o armador produziu 9 pontos por jogo e um aproveitamento de 33,6% nos arremessos.
Porém, nos último 9 jogos Scoot viu os seus números melhorarem, apesar da franquia de Portland ainda não ter engrenado na temporada e somar apenas oito vitórias. O armador, porém, somou 15 pontos de média e um aproveitamento acima dos 40%. Considerando os concorrentes ao prêmio e suas respectivas temporadas, Scoot ainda tem muito caminho a percorrer se quiser, de fato, vencer levar o ROY.