NBA: Jokic quebra recorde ‘impossível’ e se iguala a lenda do basquete

André Merice | 29/12/2023 - 13:52

Na noite da última quinta-feira (28), o astro do Denver Nuggets, Nikola Jokic, brilhou mais uma vez nas quadras da NBA, liderando a equipe para uma vitória convincente sobre o Memphis Grizzlies, que não pode contar com Ja Morant.

Além da vitória, Jokic ainda converteu todos os seus 11 arremessos tentados durante o duelo. 10 deles dentro da meia distancia, além de uma bola do perímetro. Além dos arremessos de quadra, o sérvio ainda se manteve um perfeito da linha do lance livre, com 3 de 3. Somando 26 pontos.

Jokic ainda pegou 14 rebotes e distribuiu 10 assistências, garantindo mais um triplo-duplo na temporada, o terceiro da sua carreira com 100% de aproveitamento. A atuação coloca Jokic ao lado da lenda Wilt Chamberlain no registro histórico da NBA como os únicos jogadores da história a conseguirem alcançar esse feito.

— É um esporte onde você acerta e erra arremessos. Às vezes você sente falta deles, às vezes você os coloca pra dentro. Hoje acertei todas as minhas tacadas, mas não será assim com muita frequência — disse Jokic após o jogo.

Tanto Jokic quanto Chamberlain compartilham o recorde de maior número de jogos com triplo-duplo e 100% de precisão nos arremessos em quadra. A façanha se torna ainda mais importante ao considerar que Nikola igualou o recorde de Chamberlain com dois triplo-duplos de 25 pontos, segundo a ESPN Stats & Information.

Com o 116º triplo-duplo de sua carreira na temporada regular da NBA, Jokic solidifica sua posição como o quarto jogador com mais triplos-duplos na história, ficando atrás apenas de Magic Johnson, que registrou 138, Oscar Robertson, com 181, e Russell Westbrook, com 198.

A performance de Jokic não apenas garantiu uma vitória expressiva para o Denver Nuggets, mas colocou a franquia ainda próxima da liderança da Conferência Oeste, agora com o mesmo número de vitórias dos Minnesota Timberwolves — ambos estão com 23.

Próxima rodada da NBA

Após a vitória sobre os Grizzlies, os Nuggets terão pouco tempo para descansar já que enfrentam o Oklahoma City Thunder na noite desta sexta-feira (29), às 23h (de Brasília), no Ball Arena, em Denver.

Assim como o Memphis, que volta às quadras nesta madrugada para enfrentar o Los Angeles Clippers, a partir das 00h30 (de Brasília), jogando fora de casa, na Crypto.com Arena, em Los Angeles, na Califórnia.

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou torcedor LeBron James e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".