O Philadelphia 76ers recebeu uma dose de otimismo com a possibilidade de retorno de sua estrela, Joel Embiid, às quadras da NBA para o duelo contra o Oklahoma City Thunder, nesta terça-feira (2).
Segundo o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN, o pivô completou uma série de jogos amistosos cinco contra cinco nos treinos recentes, indicando um avanço em sua recuperação e sugerindo um retorno.
ESPN Sources: Philadelphia 76ers star Joel Embiid is nearing a return and expected to play this week. The reigning MVP has been out since January 30 with a left meniscus injury. His status for Tuesday vs. OKC is expected later today. pic.twitter.com/Rn4mb6Qizv
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) April 1, 2024
A ausência de Embiid foi sentida desde que sofreu uma lesão no final de janeiro, que o obrigou a passar por uma cirurgia no menisco lateral do joelho esquerdo e a uma pausa forçada de três meses. Com a reta final da temporada regular em curso, o retorno do jogador tem um papel fundamental para o desempenho do Sixers, que estão na 8º posição na Conferência Leste, com um registro de 40 vitórias e 35 derrotas.
O impacto de Embiid, e agora de sua ausência, são sentidos nos dois lados da quadra. Além de ser o principal do elenco em rebotes (11.8) e bloqueios (1.8), o pivô também era o segundo em assistência, com 5.7, melhor média da carreira. A produção ofensiva era tão grande que nos 34 jogos em que ele participou a equipe foi a primeira em Offensive Rating da NBA, 122.9 pontos a cada 100 posses. Quem lidera esta estatística na temporada é o Boston Celtics (121.0), dono do melhor recorde da competição.
A lesão de Embiid na NBA
A lesão no menisco é classificada como uma forma de ruptura, e especialistas em ortopedia do joelho estiveram envolvidos nas deliberações sobre a ação mais apropriada para o tratamento de Embiid.
As opções para a recuperação do atleta incluiam repouso e reabilitação, ou a realização de uma cirurgia que poderia resultar em um período prolongado fora das quadras. O Sixers, por sua vez, optaram pela segunda opção.
LEIA MAIS:
+ NBA: Kings voltam a vencer antes de sequência de jogos decisivos
++ NBA: Aqui, não! Curry tem boa atuação e salva Warriors de vexame