Além de Joel Embiid, os outros lesionados que podem mudar a NBA

Antônio Henrique Pires Collar | 02/04/2024 - 10:26

Lesões são comuns em todos os esportes e campeonatos, mas na NBA elas têm desempenhado um papel decisivo nos últimos anos, sobretudo nos Playoffs. Em 2023, por exemplo, o Los Angeles Clippers foi eliminado sem poder contar com Kawhi Leonard e Paul George nos momentos mais importantes. No ano anterior, o Milwaukee Bucks defendia seu título quando perdeu Khris Middleton e caiu diante do Boston Celtics. Antes disso, os próprios Bucks se beneficiaram dos problemas físicos de Kyrie Irving e James Harden para passar Brooklyn Nets.

A menos de duas semanas para o encerramento da temporada regular, estar saudável é uma prioridade máxima para alguns elencos. Tanto que é comum nesta fase da competição alguns times começarem a preservar seus atletas visando um melhor condicionamento quando os confrontos eliminatórios chegarem. Do outro lado, existe toda uma turma tentando se aprontar antes que seja tarde demais.

É o caso de Joel Embiid, que deve retornar ao Philadelphia 76ers nesta terça-feira (2), após mais de dois meses fora da equipe. Quando precisou ser afastado, o pivô liderava a corrida para MVP, com médias de 35.3 pontos e 11.3 rebotes, e os Sixers faziam uma das melhores campanhas da Conferência Leste. Agora, a missão é tentar sair da oitava posição nas rodadas que restam.

Embiid pode ser o mais importante, mas está longe de ser o único vivendo esta mesma expectativa. Ao redor da NBA, são alguns os casos elencos que podem ter suas chances de competir afetadas, para o bem ou para o mal, a partir da disponibilidade física dos seus atletas. Parte deles deve retornar já nos próximos dias, mas outros têm chance de retornar com os Playoffs já em andamento.

Os lesionados que podem mudar a NBA

Julius Randle e OG Anunoby

O New York Knicks nunca gozou do prestígio de ser apontado como um dos mais fortes candidatos ao título, mas é bem verdade que houve um momento da temporada em que ninguém jogou melhor basquete do que o time de Tom Thibodeau. E foi aí que apareceram as lesões de Julius Randle e OG Anunoby.

Os dois passaram a desfalcar os Knicks a partir de 29 de janeiro, Randle com um problema no ombro, e Anunoby no cotovelo. O ex-jogador do Toronto Raptors chegou a retornar em 12 de março, mas após três jogos voltou a sentir dores e não atuou novamente deste então. Com a dupla em quadra, Nova York teve a melhor campanha da NBA, 14 vitórias em 16 jogos, além do melhor Defensive Rating (104. pontos sofridos a cada 100 posses).

A previsão é de que os dois sejam liberados nos próximos dias. OG Anunoby pode estar em quadra já na próxima quinta-feira, contra o Sacramento Kings, e Julius Randle tem chances de voltar no domingo, contra os Bucks. Atual quarto colocado (44-30), os Knicks estão a uma vitória de diferença tanto do terceiro (Cleveland Cavaliers) quanto do quinto (Orlando Magic).

Karl-Anthony Towns

A lesão de KAT não fez o Minnesota Timberwolves despencar na tabela, venceu oito e perdeu quatro dos 12 jogos sem ele, mas pode ser o motivo pelo qual a equipe não terminará com a primeira posição da Conferência Oeste. Com a classificação para a pós-temporada encaminhada, a expectativa é pela volta do pivô na primeira rodada.

Hoje a previsão é de que Towns esteja recuperado do problema no joelho em 20 de abril, data que marca o início dos Playoffs. Caso termine mesmo no terceiro lugar, o Timberwolves enfrentará o sexto colocado, posição no momento ocupada pelo New Orleans Pelicans. No entanto, Phoenix Suns, Sacramento Kings e até o Los Angeles Lakers ainda brigam pela vaga.

Brandon Ingram

Não foi grave, mas a lesão no joelho de Brandon Ingram já está custado caro para o New Orleans Pelicans. Foram três derrotas nos cinco compromissos sem o jogador, a última delas na noite de segunda-feira, no confronto direto contra os Suns. Se há duas semanas a classificação direta para os Playoffs parecia uma certeza, agora a distância para o Play-in é de apenas uma vitória.

Ingram será novamente reavaliado nos próximos dias e, até o momento, a previsão é de que volte contra o San Antonio Spurs, na sexta-feira. Seu retorno é visto como imprescindível para a manutenção da vaga, uma vez que o time terá confrontos diretos contra Suns e Kings na próxima semana. Desde que ele precisou ser entregue aos médicos da franquia, os Pelicans foram ultrapassados por Los Angeles Clippers e Dallas Mavericks.

Jarred Vanderbilt

Vanderbilt, o Vando, foi peça fundamental na arrancada do Los Angeles Lakers rumo às finais de conferência de 2023. E este ano seu retorno também deve ser decisivo para a equipe tentar uma corrida nos Playoffs. Até agora, foram apenas 29 partidas para ele na temporada atual, o último em 1º de fevereiro.

Ainda que contribua pouco no ofensivamente – média de 5.2 por partida -, Vanderbilt é o homem que falta para a defesa dos Lakers voltar a ser competitiva. As coisas têm ido bem no ataque, com o time terminando entre os seis melhores da NBA em eficiência tanto em fevereiro quanto em março. O problema está justamente sem a bola, a 17ª pior defesa em eficiência no último mês.

A previsão é de que Vando esteja à disposição da comissão técnica de Darvin Ham já nos próximos dias, sem data marcada. O mais provável é que ele esteja à disposição em algum dos três jogos em casa que o time fará a partir do dia 6.

 

 

Escrito por Antônio Henrique Pires Collar
Formado em jornalismo pela PUCRS e em Basketball Analytics pela Sports Management Worldwide. Com passagem de 6 anos e meio pela editoria de Esportes do jornal Zero Hora e do portal GZH, de Porto Alegre.