O prazo para trocas na NBA vai até 8 de fevereiro, mas é bem possível que a negociação de mais impacto na temporada já tenha acontecido: a ida de OG Anunoby para o New York Knicks. Se inicialmente o movimento causou estranheza em parte de fãs e críticos, 14 jogos depois o que se vê é um time em sua melhor fase nos últimos anos.
De fato, abrir mão de RJ Barrett e Imanuel Quickley foi uma jogada arriscada. Os dois eram os principais auxiliares de Jalen Brunson e Julius Randle na pontuação da equipe, com médias de 18.2 e 15.0, respectivamente, e OG nunca foi conhecido pelo repertório ofensivo. Nos 7 anos em que esteve nos Raptors, nunca marcou mais do que 17 pontos por partida.
Por que, então, abrir mão de dois homens importantes na rotação em troca de mais um role player? A resposta nunca esteve no ataque, mas na defesa. Com 201cm e 105 quilos, o ala sempre como principal característica o jogo sem a bola. Tem agilidade o suficiente para não ser facilmente explorado por armadores mais rápidos, mas também tem força física para aguentar os contatos físicos com homens maiores no garrafão.
OG Anunoby transformou defesa dos Knicks
O talento defensivo do inglês não é novidade para ninguém, ele mostra isso desde que chegou à NBA. Mas Anunoby encontrou em Nova York Tom Thibodeau, um técnico historicamente conhecido pelas suas defesas. Com um time que já contava com dois jogadores fortes dentro do garrafão, foi fácil encaixar o líder de roubos de bola de 2022-23 no esquema.
Em 14 partidas pelos Knicks, Anunoby ajudou a equipe a vencer 12 vezes e melhorar seu recorde de 17-15 para 29-17 em pouco mais de um mês. Ele ainda chegou ao impressionante plus-minus positivo de 252, o melhor entre todos os nomes da liga no período. Isso significa que, com ele em quadra, New York venceu seus adversários por uma diferença de 252 pontos. O segundo neste ranking é Jalen Brunson, com 217. Dos 14 compromissos, o time da Big Apple ganhou 12, também o melhor aproveitamento da competição, ao lado do Los Angeles Clippers.
O plus-minus nos ajuda a visualizar a forma como o grupo de Thibodeau tem ganhado seus jogos. Cinco dos últimos 10 compromissos terminaram com uma vantagem de ao menos 15 pontos, com maior destaque para os 38 de diferença sobre o Denver Nuggets, no dia 25. Há poucas semanas, o Philadelphia 76ers de Joel Embiid foi batido por 36 pontos.
Algum palpite de quem teve o melhor Defensive Rating da NBA nos últimos 14 jogos? Sim, o New York Knicks, com média de 104.1 pontos sofridos a cada 100 posses. O time ainda é o sétimo em Offensive Rating (119.3), o que resulta no melhor Net Rating do campeonato no recorte, com 15.1 pontos de diferença para os adversários. Para efeito de comparação, o Boston Celtic é dono da melhor campanha da temporada e teve 8.0 pontos nesta mesma estatística
Anunoby também melhorou alguns números individuais desde sua chegada aos Estados Unidos. Ele é o atleta com mais “deflections”, que são as situações em que o defensor consegue desviar o passe do oponente, mesmo que não consiga necessariamente o roubo. Ele tem 3.4 lances assim por noite. Acrescenta-se a isso a média de 1.8 bolas efetivamente recuperadas, a melhor no elenco e sexta maior da NBA.
Mais do que um marcador em situações de um contra um, OG aparece bastante na linha de passes do adversário. A maioria dos seus roubos nasce assim, como os dois que conseguiu contra o Miami Heat, quando interceptou tentativas de Duncan Robinson. Observe no vídeo abaixo como ele demonstra inteligência fazer a leitura da troca rápida (lances 1 e 3), para segurar o adversário no garrafão (lances 2 e 4) ou simplesmente para permanecer com as mãos ativas para cortar a movimentação de bola no perímetro (lances 5 e 6). Repare também que em alguns deles o contra-ataque começa e termina nas mãos do próprio ala, que não tem medo de correr a quadra.
Nesta segunda-feira (29), os Knicks vão a Charlotte para enfrentar os Hornets. Será a primeira partida sem Julius Randle, com lesão no ombro. Sem o segundo principal pontuador da equipe, o poder de Anunoby será mais testado do que nunca nas próximas semanas.
New York Knicks desde a troca pelo OG Anunoby
14 jogos
1º em vitórias (12, empatado com Clippers)
1º em Defensive Rating (104.1)
7º em Offensive Rating (119.3)
OG Anunoby desde a troca para o New York Knicks
1º em Deflections na liga (3.4)
2º em bloqueios no elenco (1.1, melhor marca da carreira)
1º em roubos no elenco (1.8, 6º na liga)