Miami Heat e Philadelphia 76ers entrarão em quadra na noite desta quarta-feira (17) para disputar o primeiro jogo de play-in da Conferência Leste da NBA.
As franquias tiveram campanhas muito parecidas durante a temporada regular; os Sixers terminaram na sétima colocação, com 47 vitórias e 35 derrotas, enquanto o Miami ficou em oitavo lugar, com apenas uma vitória a menos e uma derrota a mais.
A grande diferença é que o time da Filadélfia vem de uma sequência muito melhor e mais consistente do que a equipe da Flórida; foram oito vitórias seguidas para Joel Embiid e companhia. O Heat sofreu três derrotas nos últimos oito jogos —uma delas, inclusive, para os próprios Sixers.
Em questão de elenco, os 76ers também levam vantagem sobre o Miami, principalmente com a volta de Joel Embiid, atual MVP da liga, e a evolução de Tyrese Maxey, que segurou o time enquanto o camaronês se recuperava de uma cirurgia no joelho.
Na Flórida, o protagonismo se divide. Bam Adebayo é implacável na defesa, Tyler Herro é o melhor arremessador da linha dos três pontos e Jimmy Butler é o principal nome do clutch time e da equipe, mas nenhum deles fez uma temporada fora do normal até aqui, como aconteceu com Embiid e Maxey.
As franquias se encontraram quatro vezes durante os jogos regulares, com duas vitórias para cada lado. Apenas um dos confrontos aconteceu em Miami, com vitória para o Heat. Dos três jogos no Wells Fargo Center, os Sixers venceram dois.
BAM ADEBAYO BLOCK ?
Heat lead 101-99 with :08 to play. Sixers will inbound on NBA TV ?
Watch: https://t.co/ykiYyzWfXQ pic.twitter.com/FpEFIx2r2F
— NBA (@NBA) February 28, 2023
Por ter terminado a temporada regular com uma vitória a mais, o Philadelphia 76ers terá o mando de quadra na disputa de play-in. Quem vencer, se classificará em sétimo lugar e irá enfrentar o New York Knicks na primeira rodada dos playoffs do Leste.
Quem perder ainda terá mais uma chance de tentar a classificação, mas precisará enfrentar o vencedor do jogo entre Atlanta Hawks e Chicago Bulls, na sexta-feira (19). Quem sair com a vitória no último jogo do play-in, ficará com a oitava colocação e enfrentará o Boston Celtics, líder da conferência, na primeira rodada.
Joel Embiid x Jimmy Butler no play-in
Apesar de uma aparente vantagem para os 76ers diante do Miami Heat, quando se trata de pós-temporada, o time da Flórida tem um melhor retrospecto.
O principal motivo é Jimmy Butler, que tem uma melhora significativa em seu desempenho em jogos decisivos, como é o caso do play-in. Mesmo terminando a temporada na oitava colocação temporada passada, o ala conseguiu conduzir a equipe às finais da NBA.
Os Sixers, por outro lado, caíram nas semifinais depois de terem feito a terceira melhor campanha do Leste. E se Jimmy Butler costuma melhorar nos playoffs, o mesmo não acontece com Joel Embiid, principalmente por causa de sua saúde física que chega comprometida na pós-temporada devido ao esforço nos jogos regulares.
Nos últimos cinco anos, o Miami Heat apareceu duas vezes não só nas finais de conferência, como nas Finais da NBA também, perdendo para o Los Angeles Lakers em 2020, e para o Denver Nuggets em 2023. O Philadelphia, por sua vez, não conseguiu passar das semifinais nesse mesmo período.
No ano passado, inclusive, o time de Jimmy Butler chegou às Finais da NBA depois de ter passado na oitava colocação, também através do play-in.