Novo ‘vovô’ da NBA? Warriors querem estender contrato de Chris Paul

Paola Zanon | 30/11/2023 - 16:49

Aos 38 anos de idade, Chris Paul está perto de ter seu vínculo com o Golden State Warriors estendido para pelo menos mais uma temporada da NBA.

O veterano chegou à franquia de São Francisco após ser dispensado pelo Phoenix Suns durante a offseason, em uma troca tripla com o Washington Wizards envolvendo Bradley Beal e Jordan Poole —ambos bem mais novos que o camisa 3.

Por causa de uma lesão de Draymond Green, o armador iniciou a temporada como jogador titular dos Warriors, ao lado de Stephen Curry, com quem fez uma boa dupla de ataque.

A química entre os armadores em quadra foi o que despertou nos executivos da franquia o interesse em renovar o contrato com Chris; a princípio, o vínculo valeria apenas para a temporada 2023-24. As informações são de Michael Scotto, jornalista do USA Today Sports.

Mesmo com a ida para o banco pela primeira vez em sua carreira, o armador continuou contribuindo no mesmo nível e tem, até o momento, uma média de 7,3 assistências por jogo —uma das mais altas da temporada.

Chris Paul pode, inclusive, subir para a segunda colocação no ranking de número de assistências da liga até o fim dos jogos regulares se conseguir manter o ritmo.

Ainda não se sabe para quantas temporadas os Warriors pretendem estender o contrato de Paul, mas ele estará em quadra pelo menos até 2025, quando estiver com 40 anos.

Os ‘vovôs' dos Warriors

O fato de LeBron James ser o jogador mais velho da NBA ainda em atividade, aos quase 39 anos, ofusca o fato de Chris Paul ser apenas cinco meses mais novo do que ele.

O astro do Los Angeles Lakers já abraçou com gosto a fama de “vovô” da liga, mas até a temporada passada, o jogador mais velho ainda em atividade era Andre Iguodala, justamente do Golden State Warriors.

O tetracampeão anunciou sua aposentadoria antes do começo da temporada 2023-24, aos 39 anos, completos no final de janeiro. LeBron somente completará 39 no final de dezembro.

Mesmo após a aposentadoria de Iguodala, a chegada de Chris Paul fez com que a franquia não ficasse órfã de um “vovô” para chamar de seu. O armador completará 39 anos em maio, mas já tem mais jogos que Andre em sua última temporada, iniciada aos 38 anos.

Iguodala entrou em quadra apenas oito vezes durante a temporada 2022-23 da NBA, enquanto Paul já tem 18 jogos pelos Warriors em menos de dois meses. Este também é um dos motivos pelos quais a franquia acredita que vale a pena estender o vínculo com mais um veterano.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.