Ídolo do Golden State Warriors, Andre Iguodala anunciou nesta sexta-feira (20) sua aposentadoria após 19 temporadas na NBA. O agora ex-jogador de 39 anos foi tetra campeão da liga pela franquia de São Francisco.
Com isso, LeBron James se tornou oficialmente o jogador mais velho da NBA ainda em atividade —o astro do Los Angeles Lakers completará 39 anos em dezembro e está indo para sua 21ª temporada.
Iguodala começou sua carreira na NBA em 2004, ao ser a 9ª escolha geral do Draft pelo Philadelphia 76ers, onde permaneceu até 2012. Enquanto estava na franquia, foi selecionado para o All-Rookie Team da NBA, além de ter participado de um All-Star Game e fazer parte do All-Defensive Team em 2011.
Ainda nos Sixers, Andre foi o líder da liga em número de jogos no time titular em cinco temporadas, participando de todas as 82 partidas em 2004, 2005, 2007, 2008 e 2009.
Antes de chegar aos Warriors, o ala-armador ainda teve uma breve passagem pelo Denver Nuggets durante a temporada de 2012-13, com 1047 pontos marcados em 80 jogos.
Andre Iguodala nos Warriors
A história de Iguodala na franquia de São Francisco começou na temporada de 2014-15. O ala-armador se juntou a Stephen Curry, Draymond Green e Klay Thompson, fazendo parte de um dos quintetos titulares mais fortes da NBA.
Tanto que, em sua segunda temporada juntos, conquistaram seu primeiro título, com Andre sendo eleito o MVP das Finais. Depois disso, o ala-armador ainda conquistou mais dois anéis ao lado dos mesmos companheiros, que contaram com Kevin Durant para completar o time titular entre 2016 e 2018.
Após o terceiro título dos Warriors, Iguodala acabou sofrendo uma lesão e teve seu menor número de jogos em uma temporada regular até então —apenas 68. No ano seguinte, o ala-armador foi envolvido em uma troca com o Miami Heat.
Em seu primeiro ano na Flórida, o jogador disputou apenas 20 jogos por causa da lesão. Já na temporada de 2020-21, Andre conseguiu participar de 63 jogos, mas foi titular em apenas cinco.
Depois que o ala-armador foi para o Heat, o Golden State não conquistou mais nenhum título. Em 2021, então, ele resolveu voltar para a franquia que o tinha como ídolo, mas já não tinha mais jogos de alto nível, disputando apenas 31 partidas e não sendo titular em nenhuma delas.
Ainda assim, Iguodala contribuiu para o 4º título dos Warriors em oito anos. A temporada de 2022-23 foi sua última na NBA; o jogador entrou em quadra apenas em oito oportunidades.