Melhor que Wembanyama? Novato dos Blazers impressiona veteranos da NBA

André Merice | 05/10/2023 - 10:23

Novo reforço do Portland Trail Blazers, Robert Williams se surpreendeu ao treinar pela primeira vez com o novato da equipe, Scoot Henderson, durante o training camp da NBA.

Antes do início da pré-temporada, o ex-jogador do Boston Celtics, que acabou de chegar à equipe de Portland, compartilhou suas primeiras impressões sobre Henderson, que foi a 3ª escolha geral no Draft de 2023.

— O filho da put* é rápido, tipo, absurdamente rápido. Tinham vezes que eu perdia ele de vista por causa de sua intensidade. É incrível como ele alinha a velocidade com passes de qualidade—, elogiou o veterano, em entrevista à Aaron J. Fentress, jornalista do The Oregonian.

Williams não foi o único que se impressionou com o talento de Henderson. DeAndre Ayton, que se juntou aos Blazers graças à troca de Damian Lillard para o Milwaukee Bucks —que envolveu também o Phoenix Suns—, foi outro veterano da NBA que também se espantou com a velocidade de Scoot.

— Eu raramente vi atletas tão rápidos com o domínio da bola quanto o que eu vi do Scoot Henderson hoje. O garoto é rápido, e não só isso, ele dribla rápido, infiltra rápido, pode chegar à cesta quando quiser e tem um passe bem refinado—, disse o ex-Suns, em entrevista a Sean Highkin, jornalista do Rose Garden Report.

LEIA TAMBÉM:

+ Mercado NBA: Negociação por Lillard durou 9 dias e teve 6 times na briga

++ NBA: Harden toma nova decisão após faltar em 1º compromisso com 76ers

Quem é o novato dos Blazers?

Scoot Henderson foi a 3ª escolha geral do Draft 2023 da NBA, atrás de Victor Wembanyama, primeiro escolhido pelo San Antonio Spurs, e Brandon Miller, 2ª escolha, feita pelo Charlotte Hornets.

O novo jogador de Portland vem do Ingnite, da NBA G-League, onde teve uma média de 14,7 pontos, 4,6 rebotes e 4,8 assistências por jogo durante a última temporada. O armador estava projetado como a 2ª escolha geral, mas o time da Carolina do Norte optou por Miller por já ter LaMelo Ball em seu elenco.

Sem Lillard, os Blazers agora buscam renovar a equipe na tentativa de voltar a disputar os playoffs da NBA. A temporada de 2022-23 foi decepcionante e terminou com a marca negativa de 55 derrotas e apenas 27 vitórias.

O plano de renovação e o fracasso do último ano foram o estopim para Damian, que após 11 temporadas, pediu para ser trocado de equipe. Com isso, Henderson é o principal nome para assumir a vaga de armador titular na próxima temporada —e ele mesmo já rejeitou o rótulo de “novo Lillard”.

Não tenho que ser um novo Damian Lillard, tenho que ser o primeiro e único Scoot Henderson—, disparou ele, em entrevista coletiva durante o media day, na última segunda-feira (2). 

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou "torcedor LeBron" e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".