NBA: tênis do ‘Last Dance’ de Jordan é leiloado por valor astronômico; veja

Matheus Costa | 13/04/2023 - 06:00

As finais da NBA de 1998 marcaram um grande episódio da lendária carreira de Michael Jordan no basquete. Conhecida como uma de suas atuações mais épicas, a série contra o Utah Jazz ficou marcada como a última dança do maior atleta da história do esporte, que conquistou seu sexto título com o Chicago Bulls. Os calçados utilizados pelo ala-armador no segundo jogo bateram um recorde, mas fora das quadras.

O icônico Air Jordan 13 preto e vermelho, utilizado pelo atleta no segundo jogo da série em que marcou uma cesta decisiva para vencer o jogo, foi leiloado na última segunda-feira (9) em Nova York. Os calçados arrecadaram 2,2 milhões de dólares (R$ 11,8 milhões), se tornando o par de tênis mais caros da história, de acordo com a empresa que os leiloou.

Air Jordan 13, usado por Michael Jordan em 1998 (Foto: Sotherby/Divulgação)
Air Jordan 13, usado por Michael Jordan em 1998 (Foto: Sotherby/Divulgação)

LEIA MAIS:

+ Giannis revela motivo amargo que quase o fez se aposentar aos 26 anos
++ Green rebate críticos sobre sua relação com LeBron: “Escravidão”
+++ Zion Williamson faz previsão sobre seu retorno para torcedores dos Pelicans

Esta não foi a primeira vez que um item utilizado por Michael Jordan quebra um recorde de vendas em leilões. A mesma empresa vendeu a camisa de Jordan, utilizada no jogo 1 das finais de 1998, por 10,1 milhões de dólares (R$ 54,3 milhões) em 2022. O uniforme se tornou o item esportivo mais caro a ser leiloado na história.

A temporada de 1998 é marcada justamente por ser a última da lendária trajetória de Michael Jordan pelo Chicago Bulls, sendo coroada com o sexto título. O astro anunciou sua aposentadoria no fim de uma conturbada temporada, que acabou virando tema do famoso documentário The Last Dance, da Netflix.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.