A NBA aprovou oficialmente a nova regra que permite aos árbitros punirem os jogadores que simularem faltas. A medida gerou reações negativas internamente, inclusive entre os atletas.
A partir da próxima temporada, os jogadores que simularem faltas, na visão da arbitragem, serão punidos com uma falta técnica tipo 1 e ainda darão um lance livre para a equipe adversária. As informações são de Shams Charania, do The Athletic.
Não será necessária a revisão do árbitro de vídeo, a decisão poderá ser tomada em quadra a partir da avaliação dos próprios juízes que estiverem presentes.
A novidade desagradou executivos, técnicos e jogadores, mas De’Aaron Fox, do Sacramento Kings, foi o único que teve coragem de criticar a decisão da liga publicamente.
— Risos. Sim, os juízes precisavam de mais poder—, ironizou o armador, através de sua conta oficial no Twitter.
Lol yeah refs needed more power https://t.co/fXCv9t0jpY
— De'Aaron Fox (@swipathefox) July 12, 2023
Para os críticos da nova regra, essa será mais uma oportunidade para que o trio de arbitragem possa manipular os resultados dos jogos.
Além desse novo decreto, os técnicos poderão também desafiar a decisão dos juízes mais uma vez, caso o primeiro desafio seja bem-sucedido.
As novas medidas já estavam sendo testadas pela liga ao longo da Summer League. A aprovação aconteceu na noite de terça-feira (11/7), após os governadores da NBA considerarem um sucesso.
Novas regras da NBA
Além das aprovações recentes, a NBA já anunciou algumas novas regras para a temporada de 2023-24, que começará em outubro deste ano.
A primeira delas é de que a maconha será excluída do teste antidoping, ou seja, jogadores que fazem o uso tanto para fins medicinais, quanto recreativos, não serão punidos. Essa ideia já estava em fase de testes desde 2020 e agora será oficializada.
Uma outra norma nova será a quantidade mínima de jogos para prêmios individuais como MVP e All-NBA Teams. Para estarem elegíveis aos reconhecimentos, os jogadores deverão ter presença em 65 dos 82 jogos da temporada regular.
Essa nova regra, inclusive, será responsável por impedir que Ja Morant concorra aos prêmios individuais na próxima temporada, já que ele pegou 25 jogos de suspensão por mostrar uma arma nas redes sociais pela segunda vez.