A NBA resolveu colocar em prática a ideia de fazer dois dias de Draft já para a edição de 2024, em vez de apenas um dia para os 60 calouros que a liga recebe anualmente.
A possibilidade havia sido levantada por Adam Silver, comissário da liga, pouco antes da final do In-Season Tournament, em dezembro, entre Los Angeles Lakers e Indiana Pacers.
No mesmo dia em que mencionou a possível expansão da liga com mais duas franquias, o chefão também sinalizou a intenção de fazer essa mudança na peneira.
— Acho que isso dá mais tempo para todos nós entendermos melhor quem são esses jogadores. Um intervalo maior entre as escolhas para falar sobre quem eles são e o porquê eles fazem sentido para essas equipes—, justificou Silver.
A ideia é dar uma atenção maior para os calouros de segunda rodada. Os 30 primeiros escolhidos são apresentados e dão entrevistas, enquanto os outros 30 só têm seus nomes anunciados.
Várias escolhas de 2ª rodada de Draft surpreenderam e marcaram seus nomes na liga. Entre eles, está Nikola Jokic, 41ª escolha pelo Denver Nuggets, que foi campeão da NBA em 2022-23 e eleito MVP das finais, além de MVP da temporada regular em 2021 e 2022.
Quando vai ser o Draft NBA 2024?
Com a nova regra já definida, o Draft da NBA em 2024 acontecerá em dois dias diferentes: 26 e 27 de junho, no no Brooklyn, em Nova York.
O primeiro dia será para apresentar as escolhas de primeira rodada, enquanto o segundo dia seguirá os moldes do primeiro, para que as escolhas de segunda rodada também se tornem conhecidas pelo público da liga.
Um nome que estará elegível para se declarar ao Draft 2024 é Bronny James, filho mais velho de LeBron James, que iniciou sua carreira na NCAA na atual temporada após sofrer uma parada cardíaca.
No entanto, o herdeiro do astro do Los Angeles Lakers ainda não sinalizou qualquer intenção de se declarar para a peneira este ano.