Adam Silver, comissário da NBA, está aproveitando os jogos do In-Season Tournament em Las Vegas para defender, mais uma vez, a ideia de expandir a liga.
As semifinais e a final da Copa NBA serão disputadas na T-Mobile Arena, em Vegas, Nevada, nos dias 7 e 9 de dezembro, com o mando de quadra neutro.
Las Vegas é uma das cidades que receberia uma franquia em caso de expansão da liga, principalmente por ser uma das mais turísticas do país, na intenção de atrair os visitantes para os jogos —como acontece bastante com o New York Knicks e o Orlando Magic. Além disso, a cidade já e a casa de um time da WNBA: Las Vegas Aces.
O porta-voz afirmou que ainda não há nenhum acordo firmado, mas revelou também que recebeu propostas de executivos e até mesmo de jogadores e ex-jogadores que gostariam de começar um time em Vegas.
— Estou emocionado com o interesse das pessoas. Temos um longo histórico em Las Vegas. Não que seja uma competição, mas jogamos um jogo All-Star lá. Trouxemos a Summer League para Las Vegas. Temos os WNBA Aces, que fazem um sucesso incrível. Estamos levando as semifinais e final do In-Season para lá. Então gostamos do mercado—, declarou Silver.
A outra cidade seria Seattle, que já foi casa de uma franquia campeã: o Seattle SuperSonics, que desde 2008 é conhecido como Oklahoma City Thunder. Os torcedores de Seattle não acompanharam a mudança e pedem a volta da equipe desde que ela foi tirada da cidade.
— Eu sei que os fãs em Seattle queriam que voltássemos para lá para sempre. Não há compromissos, mas certamente estaremos de olho nesses dois mercados—, reafirmou o comissário.
As discussões sobre as novas franquias, no entanto, só acontecerão após os novos acordos de mídia e transmissão dos jogos serem feitos.
Expansão do Draft NBA
Além da expansão da liga em si para 32 franquias, Adam Silver falou também sobre expandir o Draft da NBA, mas não em número de novatos.
O comissário também reforçou a ideia de dividir a peneira de calouros em dois dias, ou seja, fazer uma rodada de cada vez, para que a 2ª rodada tenha sua própria cerimônia.
— Acho que isso dá mais tempo para todos nós entendermos melhor quem são esses jogadores. Um intervalo maior entre as escolhas para falar sobre quem eles são e o porquê eles fazem sentido para essas equipes—, justificou o manda-chuva.
Várias escolhas de 2ª rodada de Draft surpreenderam e marcaram seus nomes na liga. Entre eles, está Nikola Jokic, 41ª escolha pelo Denver Nuggets, que foi campeão da NBA em 2022-23 e eleito MVP das finais, além de MVP da temporada regular em 2021 e 2022.