NBA: 76ers x Celtics protagonizam maior rivalidade do Leste

Paola Zanon | 01/05/2023 - 18:00

Philadelphia 76ers e Boston Celtics protagonizam a maior rivalidade da Conferência Leste da NBA e irão disputar uma série de playoffs pela 22ª vez na história, sendo o confronto que mais se repetiu em pós-temporada da liga.

A primeira vez que se enfrentaram nos playoffs foi em 1954, quando Philadelphia ainda jogava em Syracuse e se chamava Nationals. Foram sete encontros seguidos, com os Sixers vencendo os dois primeiros e o Boston Celtics levando a melhor nos cinco seguintes.

Os Sixers só voltaram a derrotar a franquia de Boston em 1967, quando já contavam com Wilt Chamberlain no elenco —o jogador, inclusive, acirrou ainda mais a rivalidade com a equipe celta ao encerrar a carreira no Los Angeles Lakers.

A presença de Chamberlain em quadra deu aos fãs de basquete da época as melhores disputas de playoffs, já que o astro jogava de igual para igual com Bill Russell, que conquistou nada menos que 11 títulos da NBA com os Celtics.

Foi esse fato, inclusive, que impediu a franquia de Boston de vencer todas as finais do Leste nos anos 1960, com Philadelphia conquistando o título em 1967.

LEIA TAMBÉM:

+ NBA: torcedor dos Lakers, Klay Thompson se anima com semifinal

++ NBA: Draymond Green revela mensagem forte de Curry sobre Kings

Já nos anos 1980, o entretenimento ficou por conta de Larry Bird e Julius Erving, que continuaram fazendo com que os duelos entre as franquias fossem épicos. Até 1985, Sixers e Celtics disputaram as finais do Leste mais quatro vezes, com duas vitórias para cada lado.

76ers x Celtics atualmente

76ers x Celtics é o confronto com o maior número de aparições na história dos playoffs da NBA. Foram 109 jogos disputados na pós-temporada, com Boston tendo a maioria das vitórias.

Depois de 1985, as equipes ficaram 17 anos sem nenhum encontro nos playoffs e apenas disputaram jogos de temporada regular —já foram quase 600 na história.

Em 2002, quando se reencontraram na primeira rodada de playoffs, os Celtics levaram a série por 3 a 2; na época, as rodadas eram definidas no estilo “melhor de 5”.

O segundo reencontro após os anos 2000 aconteceu apenas uma década depois, nas semifinais do Leste de 2012, com a franquia de Boston, mais uma vez, despachando os rivais —desta vez, no estilo “melhor de 7”, por 4 a 3.

Em 2018, os Celtics voltaram a derrotar os Sixers, por 4 a 1, nas semifinais. A história se repetiu em 2020, com Boston levando a série com Philadelphia por 4 a 0 na primeira rodada.

Três anos depois, 76ers x Celtics voltaram a se encontrar e disputarão uma das semifinais da Conferência Leste a partir desta segunda-feira (2), às 20h30, no TD Garden.

Na atual temporada, as equipes se enfrentaram quatro vezes, com a franquia de Boston vencendo três jogos; dois em casa, e um no Wells Fargo Center, e a franquia de Philadelphia vitoriosa apenas em um confronto em casa.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.