Ao acumular a sétima derrota consecutiva na temporada 2023-24 da NBA na noite de segunda-feira (29), o Miami Heat igualou sua pior sequência negativa pela primeira vez em 16 anos.
A franquia da Flórida perdeu por 118 a 105 para o Phoenix Suns, mesmo jogando no Kaseya Center e com seu time titular, e o resultado deixou o técnico Eric Spoelstra visivelmente preocupado com a situação da equipe.
— O nível de urgência e preocupação é extremamente alto. Simplesmente não estamos fazendo isso de forma consistente, com força suficiente, com firmeza suficiente, com determinação suficiente—, admitiu o treinador, durante a entrevista coletiva após o confronto.
Essa é a primeira vez que Spoelstra sofre uma sequência de sete derrotas seguidas desde que assumiu o comando do Miami Heat, na temporada 2008-09.
A última vez que a franquia atingiu essa marca negativa foi exatamente um ano antes de Eric se tornar o técnico principal, em 2007-08, quando ainda era assistente. Em seu retrospecto, Spoelstra tem um saldo positivo de 756 vitórias contra 518 derrotas.
Apesar da preocupação do treinador, Jimmy Butler preferiu não dar muita importância para o fato de ainda não ter vencido um jogo desde que voltou de lesão.
— Eu não estou preocupado. Eu ainda sei do que somos capazes, eu realmente sei. Só precisamos voltar a sorrir, nos divertir, competir e defender—, declarou ele, em entrevista a Zach Weinberger, repórter da equipe.
Jimmy Butler talks about if he is concerned or not as they’re on a seven game winning streak.
“For me? I’m not concerned. I still know what we’re capable of…” #HeatCulture pic.twitter.com/3v9Yq2JVuV
— Zachary Weinberger (@ZachWeinberger) January 30, 2024
A temporada do Miami Heat
Apesar da sequência negativa, o atual vice-campeão da NBA começou a temporada 2023-24 muito bem e, por pouco, ainda tem uma campanha positiva registrada.
A equipe está com 24 vitórias e 23 derrotas e ocupa a sétima colocação na tabela da Conferência Leste, com a primeira vaga do play-in e apenas três vitórias atrás do Indiana Pacers, sexto colocado.
No ano passado, o Heat chegou aos playoffs através da repescagem, depois de ter enfrentado o Atlanta Hawks e o Chicago Bulls. A franquia venceu o líder Milwaukee Bucks na primeira rodada, passou pelo New York Knicks e Boston Celtics e se consagrou como campeã do Leste, perdendo as Finais para o Denver Nuggets.