Mercado NBA: novos times aparecem na briga por Damian Lillard

Paola Zanon | 03/07/2023 - 11:45

A novela sobre o destino de Damian Lillard na NBA está bem longe de chegar ao fim. Depois de pedir uma troca para o Portland Trail Blazers, as franquias da liga não param de entrar na briga para ter o armador.

De acordo com Chris Haynes, apresentador da TNT, as novas franquias na disputa são Boston Celtics, Minnesota Timberwolves e New Orleans Pelicans, além de Miami Heat, Philadelphia 76ers e Los Angeles Clippers, que já haviam demonstrado interesse.

Destes, o destino favorito de Lillard seria a franquia da Flórida, onde jogaria ao lado de Bam Adebayo e Jimmy Butler —o ala, inclusive, chegou a ligar para o ídolo de Portland na tentativa de convencê-lo a pedir a troca.

Os Blazers, no entanto, não contavam com a solicitação de Damian e não pretendem facilitar tanto assim a saída, mesmo com os 11 anos de relacionamento com o jogador, draftado pela equipe em 2012.

Como Lillard não tem uma cláusula de proibição em seu contrato, ele não poderá intervir na decisão final do Portland sobre seu destino; ou seja, a franquia irá aceitar a melhor oferta para ela.

Mais empenhado que outras equipes, o Heat está disposto a abrir mão até mesmo de Tyler Herro, que foi importante na classificação para os playoffs, mas desfalcou a equipe logo na primeira rodada por uma fratura na mão direita.

A ausência do armador, no entanto, não impediu o Miami de desbancar favoritos, sair da 8ª colocação e chegar às Finais da NBA contra o Denver Nuggets, perdendo por 4 a 1.

Uma troca por Herro, inclusive, faria sentido para os planos de reformulação dos Blazers, que conseguiram Scoot Handerson no Draft deste ano e buscam uma reformulação com jogadores jovens.

Apesar disso, o negócio ainda não está nem perto de ser fechado, e o Portland Trail Blazers pode mandar Lillard até mesmo para os Celtics —destino que o jogador já deixou mais do que claro que não seria de seu gosto.

Lillard fora dos Blazers?

O astro dos Blazers requisitou uma troca à equipe, a única que defendeu em seus 11 anos na NBA. No final da última temporada, ele já havia indicado o desejo de mudar de ares para buscar um título, mas esperou as movimentações da franquia no mercado e no Draft.

Aparentemente insatisfeito com os rumos do time para a próxima temporada e já com 32 anos de idade, Lillard decidiu encontrar uma nova casa. E o destino mais provável no momento parece ser mesmo o Miami Heat.

Chris Haynes, da TNT e do Bleacher Report, revelou que uma negociação entre as duas equipes exigiria a participação de um terceiro time. O pacote da troca seria centrado exatamente em Tyler Herro como principal recompensa, além de escolhas de Draft e, possivelmente, Duncan Robinson.

Segundo o repórter, o Brooklyn Nets é um forte candidato a entrar no negócio junto aos Blazers e ao Heat.

A soma das informações tem um resultado óbvio. Apesar de não ser nenhuma garantia, a atitude de Herro parece indicar que ele está de saída de Miami. E, como seu nome já havia sido vinculado ao negócio por Lillard, os rumores esquentaram muito.

O capítulo final dessa história ainda não foi escrito, mas promete ser o desfecho de uma das histórias mais impactantes do mercado da NBA antes da próxima temporada.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.