O mercado de agentes livres da NBA passa por um momento de frieza após a maioria dos principais nomes já ter renovado seus contratos ou conseguido novos lares. Embora o mundo do basquete ainda esteja tenso pelo possível/provável negócio por Damian Lillard, ainda nos Blazers, outra novela ainda vem rendendo e dando o que falar.
A situação e permanência de James Harden no Philadelphia 76ers permanece incerta. Apesar de ter aceitado a sua player option, o jogador está insatisfeito e pediu para que a franquia tente negociá-lo nesta offseason. O impasse teria chegado a um nível de tensão tal que prejudicou a relação entre Harden e Daryl Morey, atual presidente de operações de basquete dos Sixers e parceiro do ‘Barba’ desde os dias de Houston.
Shams Charania, do The Athletic, descreveu o status atual da relação como ‘fraturado’: — Não há mais aquela abertura demente aberta e confiança que nós vimos ao longo de 692 jogos que Daryl Morey e James Harden estiveram juntos em Houston e Philly.
Quando James decidiu exercer sua player option e pedir para ser trocado, isso veio do entendimento de que os Sixers não tinham intenção de dar a ele uma oferta por mais anos como agente livre. As pessoas ao redor dos Sixers sabem que ele está bastante irritado com a forma como Philadelphia lidou com a situação. Especialmente considerando que no ano passado ele aceitou uma redução de US$ 15 milhões para permitir que a franquia contratasse outros jogadores e tornar o time mais forte –, afirmou no programa The Rally, da ESPN.
Além disso, o jornalista afirmou que o destino preferido de Harden no momento seria o Los Angeles Clippers.
James Harden and Daryl Morey’s relationship is ‘fractured,’ per @ShamsCharania
(Via @TheRally ) pic.twitter.com/unvQ2MgWjj
— NBACentral (@TheDunkCentral) July 17, 2023
Harden e os pedidos de troca
James Harden não é nenhum estranho a pedidos de troca. Em 2021, após anos de Houston Rockets, ele apareceu insatisfeito para a pré-temporada e foi para o Brooklyn Nets. Em Nova York, após pouco mais de uma temporada, o jogador não se alinhou com as ideias de Kevin Durant e Kyrie Irving e fez novo pedido, dessa vez sendo enviado para o Philadelphia 76ers, que agora enfrenta uma nova saga sobre o destino do ‘Barba’.