Não é segredo para ninguém que a novela de James Harden com o Philadelphia 76ers na NBA começou depois que a franquia fez uma proposta muito abaixo das expectativas do jogador.
O jogador inicialmente planejava se tornar um free agent para poder assinar com os Sixers um contrato de longo prazo e com salário maior do que os US$ 35,6 milhões (R$ 177 milhões, na cotação atual) que ele iria receber se aceitasse a player option.
Ao descobrir que Daryl Morey, seu amigo de longa data e principal motivo de sua ida à Philadelphia, não estava disposto a oferecer o que ele queria, Harden voltou atrás, aceitou a player option para garantir o dinheiro e pediu para ser trocado.
De acordo com Michael Scotto, do USA Today Sports, a oferta que os 76ers planejavam fazer e que tirou Harden do sério era de apenas dois anos com team option, e não quatro, como a maioria dos jogadores de seu nível estavam recebendo.
O Barba já tinha o Los Angeles Clippers como possível destino para o caso de não conseguir um bom negócio com os Sixers, mas o único jeito de voltar para a Conferência Oeste seria aceitando a player option.
Além do pedido de troca, Harden também cortou relações com Daryl Morey, com quem trabalhou durante anos no Houston Rockets. A relação entre o gerente de operações do 76ers e o armador está definitivamente acabada.
Apesar de não terem uma boa proposta para manter James no elenco, os Sixers querem um valor muito alto para concluir a troca, o que tem dificultado as conversas com os Clippers.
Por que os 76ers não querem trocar Harden?
O Philadelphia 76ers está mais do que ciente da vontade de James Harden em sair da equipe, ainda que ele tenha uma boa relação com a torcida e uma grande amizade com Joel Embiid. O Barba já tem até o Los Angeles Clippers como destino favorito.
Apesar disso, a franquia não tem o menor interesse em atender seu pedido de troca, especialmente porque precisará arcar com seu salário do próximo ano depois que ele aceitou a player option.
Para não sair no prejuízo, os Sixers querem um jogador que tenha o mesmo nível de Harden, o que ainda não foi oferecido pelos Clippers ou por nenhuma outra franquia da NBA. Sendo assim, é possível que James comece a próxima temporada como jogador dos 76ers, mesmo que seja contra sua vontade.