Com a maioria dos agentes livres já tendo resolvido suas situações, uma grande novela da free agency da NBA ainda se encontra pendente: a situação de Damian Lillard. O craque pediu para ser trocado pelo Portland Trail Blazers no dia 1º de julho, e sinalizou o Miami Heat como seu destino preferido.
Até o momento, as franquias ainda não conseguiram concordar em uma troca que seria justa para ambos, com indícios de que as negociações, frustradas, teriam esfriado. No entanto, de acordo com o repórter e insider da NBA Shams Charania, do The Athletic, os bastidores de uma negociação por Dame seguem bem quentes.
Em uma participação no programa The Rally, da ESPN, Charania afirmou que Portland e Miami seguem negociando pelo armador, e que os Blazers teriam desafiado o Heat a apresentar a melhor oferta por Dame.
– Ambos os lados tiveram conversas recentemente, mas não resultou em nada significativo. Quando você olha em pacotes potenciais de Miami para Portland, você tem contratos expirantes, um jovem com potencial como Nikola Jovic, três a quatro escolhas de primeira rodada, Tyler Herro indo para uma terceira equipe, e essa terceira equipe mandaria uma ou duas escolhas de primeira rodada para Miami, além de escolhas de segunda rodada, etc.
"What I'm told Portland has told Miami is this: Make your best offer to us."
NBA Insider @ShamsCharania reports on Damian Lillard's potential trade. pic.twitter.com/jiHwoShwSS
— The Rally (@TheRally) July 18, 2023
Segundo análise de Charania, um retorno como esse seria extremamente positivo para Portland, que entraria em uma fase de reconstrução. Não se sabe se tal oferta foi feita exatamente nesses termos, porém, em relação ao que já foi oferecido, os Blazers ainda não foram convencidos.
Lillard, Blazers e Miami Heat
Após 11 temporadas em Portland e diversas especulações, Damian Lillard finalmente pediu para ser trocado pelos Blazers. Imediatamente, diversas franquias demonstraram interesse no armador, considerado um dos melhores da NBA. No entanto, Lillard e seu agente deixaram claro, para Portland e para essas outras equipes, que o Miami Heat era o seu destino preferido.
Apesar da preferência, até o momento, Portland não foi convencido das ofertas enviadas pelo Heat por seu melhor jogador.