O armador John Wall acertou com seu novo time na NBA, dias depois de concluir sua saída Houston Rockets. Sendo assim, o jogador de 31 anos é a nova contratação do Los Angeles Clippers, com o acordo sendo finalizado nessa sexta-feira (13), segundo a agência Klutch Sports Group.
John Wall agrees to a 2-year $13.2 million contract with the Los Angeles Clippers! @JohnWall pic.twitter.com/sJXkyGOD7v
— Klutch Sports Group (@KlutchSports) July 1, 2022
Antes de mais nada, Wall havia acertado sua saída do Rockets na última terça-feira (28), através de um buyout. Desde então, o atleta estava livre para assinar com qualquer franquia da maior liga de basquete do mundo. Segundo o jornalista David Haynes, da Yahoo Sports, o armador renunciou cerca de US$ 7 milhões para ser liberado. Então livre no mercado, o armador reforça o Clippers por dois anos, recebendo US$ 13 milhões nesse período.
Vale lembrar que John Wall era um desejo antigo da franquia californiana. Na temporada passada, durante a offseason, a diretoria quis juntar o então jogador do Houston com seus astros Kawhi Leonard e Paul George, porém a negociação não avançou. Agora, com o buyout realizado, o Clippers finalmente acertou com a estrela.
O que é um buyout?
Como já mencionado, John Wall acertou sua saída do Rockets via uma operação chamada buyout. Esse é o nome dado quando um time paga todo o restante do salário de um atleta, e logo em seguida é dispensado. A operação ocorre geralmente, quando o jogador está com vontade de sair da franquia e está no último ano de contrato com o time. Todavia, há casos de buyout que demoraram anos para serem pagos.
The Rockets have reached a buyout agreement with John Wall for the final season of his contract.
From top to bottom, the Rockets organization thanks John for his professionalism and we wish him the best. pic.twitter.com/whSFZLFkFm
— Houston Rockets (@HoustonRockets) June 28, 2022
Como Wall chega no Clippers?
Primeiramente, John Wall vem de uma temporada completa sem jogar pelo Rockets. O armador não atua desde o dia 23 de abril de 2021, e consequentemente, sequer entrou em quadra na última season, por conta do rebuild da franquia texana, construindo seu futuro em torno dos jovens Jalen Green e Kevin Potter Jr. Na temporada 2020-2021, sua mais recente desde então, disputou apenas 40 partidas, tendo médias de 20,6 pontos e 6,9 assistências. A média de pontos foi a terceira maior da sua carreira.
Problema com lesões
Escolhido em 2010 como a primeira escolha do Draft pelo Washington Wizards, o armador de 1,90m começou a sofrer duramente com as lesões a partir do momento em que assinou o contrato máximo com a equipe. Wall passou por cirurgia nos dois joelhos em 2016, teve a temporada 2019–2020 interrompida por conta de uma cirurgia para esporões ósseos no calcanhar esquerdo. Pouco depois, rompeu o tendão de aquiles esquerdo, consequentemente passando por uma operação, e ficou a season 2019–2020 inteira se recuperando.
Foto destaque: Reprodução/USA Today.