NBA: Kyrie Irving desabafa e diz que saída dos Nets foi ‘melhor decisão da carreira’

Matheus Costa | 27/10/2023 - 19:30

O sempre polêmico Kyrie Irving decidiu abrir o jogo e falou publicamente pela primeira vez sobre sua saída do Brooklyn Nets, uma das principais histórias da última temporada da NBA.

O armador, que foi trocado para o Dallas Mavericks no limite de trocas da última temporada, enfrentará sua ex-equipe pela primeira vez nesta sexta-feira (27) desde que pediu para ser trocado. Em conversa com a imprensa, Kyrie afirmou que nunca esteve em termos ruins com a franquia e que a imprensa acabou acendendo uma polêmica que afetou internamente a equipe. No entanto, ele assegurou que sua saída foi a melhor decisão de sua carreira.

– Eu nunca estive em maus termos com a organização. Eu sempre achei que teve muito caos e barulho, como sempre, da imprensa. Eu não vou culpar vocês ou algo assim, mas ninguém realmente sabia o que estava acontecendo nos bastidores. Eu tenho certeza que as pessoas consultam suas fontes sobre o que acontece e o que realmente aconteceu. Mas para mim, foi a melhor decisão da minha carreira pedir para ser trocado. Eu sabia que eu precisava de paz para a minha mente -, disparou.

VEJA TAMBÉM:

+ NBA investiga situação de James Harden nos Sixers

++ NBA: O que esperar do Golden State Warriors na temporada 2023-24?

Kyrie culpa a imprensa por suas polêmicas

Entre as inúmeras polêmicas que marcaram a passagem de Kyrie Irving pela franquia, a principal delas foi durante a temporada de 2021-22. O armador se recusou a tomar a vacina contra o Covid-19 e, por conta da legislação da liga na pandemia, acabou ficando de fora de 53 jogos na temporada. Além disso, o veterano também deu uma declaração antissemita em uma entrevista que gerou enormes repercussões e punições.

– Eu fiz uma entrevista e eu disse algumas coisas que algumas coisas desrespeitosas estavam acontecendo nos bastidores – e isso acontece em qualquer franquia quando você é um empregado, então não é incomum você dizer isso -, mas quando sou eu, começa um incêndio. Todo mundo ama usar o meu nome para construir qualquer tipo de credibilidade que eles precisam. No fim do dia, eu não me importo com isso. Eu acho que as críticas contra mim são justas, enquanto você falar sobre mim na quadra, considerar o sucesso do meu time e não ir muito longe em quem eu sou como pessoa. Eu não mostro quem eu sou como pessoa nessa indústria porque são coisas aleatórias que escrevem sobre mim que eu não necessiariamente concordo -, afirmou.

A saída de Kyrie Irving dos Nets

Depois de assinar com o Brooklyn Nets na free agency de 2019, Kyrie Irving recrutou Kevin Durant James Harden para formar um super time e brigar pelo título da NBA. No entanto, o drama dos bastidores acabou sendo maior do que o sucesso da equipe em quadra. No fim, Harden pressionou a diretoria pela saída do armador por conta das polêmicas na imprensa e deixou o time em negociação com o Philadelphia 76ers.

O dono Joe Tsai e o GM Sean Marks decidiram não oferecer os valores que Irving queria para uma renovação por conta do risco envolvido na operação. Logo, em fevereiro, o veterano pediu para ser trocado e foi negociado com o Dallas Mavericks. Sua saída acabou deixando Kevin Durant insatisfeito, que também deixou a equipe após ser trocado para o Phoenix Suns.

O primeiro momento de Kyrie Irving em Dallas acabou saindo bem abaixo do esperado. A dupla formada com o ala-armador Luka Doncic não acabou rendendo, e a equipe ficou de fora dos playoffs. No entanto, o armador aceitou a oferta da franquia e renovou por três temporadas em um contrato avaliado em 126 milhões de dólares (R$ 631 milhões), sendo considerado uma importante peça para o futuro da franquia.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.