NBA investiga situação de James Harden nos Sixers

Matheus Costa | 27/10/2023 - 11:09

NBA decidiu intervir na briga entre James Harden e o Philadelphia 76ers. A liga abriu uma investigação oficial contra as duas partes para identificar se a nova política de participação dos jogdores foi violada devido a ausência do atleta na partida desta quinta-feira (24), contra o Milwaukee Bucks. A informação é da “ESPN”.

A situação de Harden se torna o primeiro grande teste da nova legislação em uma partida que será televisionada nacionalmente nos Estados Unidos, ou seja, atrai grande público e muitas atenções. Harden não atuará na partida por opção dos 76ers, que afirmaram que o atleta ficará apto fisicamente e com condições do jogo se preparando nas dependências da equipe, em Filadélfia, com os preparadores da comissão técnica.

– Nós estamos investigando os fatos sobre a situação de James Harden e sua disponibilidade para o jogo para determinar se existe um motivo aprovado para sua falta de participação -, afirmou Michael Bass, porta-voz da NBA.

De acordo com informações obtidas pela “ESPN”, Harden expressou desejo de viajar para Milwaukee e para Toronto, mas sua ida foi vetada pela diretoria dos 76ers, que acredita que ele não está no condicionamento ideal para atuar. A justificativa da franquia se baseia na participação do “Barba” durante os treinos de pré-temporada, já que ele se ausentou por 10 dias por motivos pessoais e participou de apenas um treino.

A nova política de presença da NBA prevê que os atletas possam desfalcar suas equipes por lesões, motivos pessoais e “circunstâncias raras e incomuns”. Caso uma equipe viole a legislação, ela pode ser punida em até 100 mil dólares na primeira instância.

Entenda a briga entre Harden e Sixers

A briga entre James Harden e o Philadelphia 76ers começou logo após o fim da última temporada. O ala-armador alega que o GM Daryl Morey não cumpriu com sua promessa de valorização financeira durante as negociações de um novo contrato e se revoltou publicamente, pedindo para ser negociado com sua equipe e criticando o executivo em diversas oportunidades.

O desejo de Harden é que ele fosse negociado com o Los Angeles Clippers, mas as duas equipes não chegaram a um acordo depois de meses de negociações. Nesta semana, os Clippers oficialmente desistiram do negócio e encerraram as conversas. O motivo seria a pedida dos Sixers pelo jovem Terrence Mann na negociação, algo que a franquia de Los Angeles não estava disposta a fazer.

Sem Harden, o Philadelphia 76ers acabou derrotado pelo Milwaukee Bucks, fora de casa, por 118 a 117. A equipe retorna às quadras neste sábado (28), em Toronto, contra o Toronto Raptors.

VEJA TAMBÉM:

+ NBA: O que esperar do Golden State Warriors na temporada 2023-24?

++ NBA: Damian Lillard vira cestinha da liga em vitória dos Bucks

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.