A NBA decidiu intervir na briga entre James Harden e o Philadelphia 76ers. A liga abriu uma investigação oficial contra as duas partes para identificar se a nova política de participação dos jogdores foi violada devido a ausência do atleta na partida desta quinta-feira (24), contra o Milwaukee Bucks. A informação é da “ESPN”.
A situação de Harden se torna o primeiro grande teste da nova legislação em uma partida que será televisionada nacionalmente nos Estados Unidos, ou seja, atrai grande público e muitas atenções. Harden não atuará na partida por opção dos 76ers, que afirmaram que o atleta ficará apto fisicamente e com condições do jogo se preparando nas dependências da equipe, em Filadélfia, com os preparadores da comissão técnica.
– Nós estamos investigando os fatos sobre a situação de James Harden e sua disponibilidade para o jogo para determinar se existe um motivo aprovado para sua falta de participação -, afirmou Michael Bass, porta-voz da NBA.
De acordo com informações obtidas pela “ESPN”, Harden expressou desejo de viajar para Milwaukee e para Toronto, mas sua ida foi vetada pela diretoria dos 76ers, que acredita que ele não está no condicionamento ideal para atuar. A justificativa da franquia se baseia na participação do “Barba” durante os treinos de pré-temporada, já que ele se ausentou por 10 dias por motivos pessoais e participou de apenas um treino.
A nova política de presença da NBA prevê que os atletas possam desfalcar suas equipes por lesões, motivos pessoais e “circunstâncias raras e incomuns”. Caso uma equipe viole a legislação, ela pode ser punida em até 100 mil dólares na primeira instância.
“You just can’t take time off because you’re unhappy you ain’t getting traded.”
Chuck on the James Harden and 76ers situation pic.twitter.com/gzAQWiXALT
— NBA on TNT (@NBAonTNT) October 26, 2023
Entenda a briga entre Harden e Sixers
A briga entre James Harden e o Philadelphia 76ers começou logo após o fim da última temporada. O ala-armador alega que o GM Daryl Morey não cumpriu com sua promessa de valorização financeira durante as negociações de um novo contrato e se revoltou publicamente, pedindo para ser negociado com sua equipe e criticando o executivo em diversas oportunidades.
O desejo de Harden é que ele fosse negociado com o Los Angeles Clippers, mas as duas equipes não chegaram a um acordo depois de meses de negociações. Nesta semana, os Clippers oficialmente desistiram do negócio e encerraram as conversas. O motivo seria a pedida dos Sixers pelo jovem Terrence Mann na negociação, algo que a franquia de Los Angeles não estava disposta a fazer.
Sem Harden, o Philadelphia 76ers acabou derrotado pelo Milwaukee Bucks, fora de casa, por 118 a 117. A equipe retorna às quadras neste sábado (28), em Toronto, contra o Toronto Raptors.
VEJA TAMBÉM:
+ NBA: O que esperar do Golden State Warriors na temporada 2023-24?
++ NBA: Damian Lillard vira cestinha da liga em vitória dos Bucks