Kobe Bryant e Pau Gasol cultivaram uma bonita amizade mesmo em um meio tão competitivo quanto a NBA. Companheiros de Los Angeles Lakers, os dois conquistaram juntos o bicampeonato de 2009 e 2010 para a franquia roxa e dourada. Na cerimônia de aposentadoria da camisa 16 na última terça-feira (7), na Crypto Arena, a viúva Vanessa Bryant disse que o marido previu o número do espanhol aposentado no alto do ginásio.
Vanessa, que perdeu o marido e a filha Gigi no trágico acidente de helicóptero em janeiro de 2020, esteve presente na cerimônia de aposentadoria da camisa de Gasol. Ainda hoje, as famílias são amigas e, inclusive, uma das filhas de Pau, Elisabet, tem o nome do meio de Gianna, em homenagem a Gigi.
Together in the rafters 💜💛 pic.twitter.com/24JHyDeBeD
— Los Angeles Lakers (@Lakers) March 8, 2023
— Tenho o prazer de apresentar meu querido amigo Pau Gasol esta noite. Pau era especial para o Kobe como companheiro de time, como homem e como amigo. ‘Pablo’, Kobe previu que vocês estariam juntos nas vigas do ginásio — disse Vanessa, antes de exibir uma gravação do marido, feita aparentemente nos festejos do Oscar em 2018.
— Não há discussão. Quando o Pau se aposentar, ele terá o seu número aposentado ao lado dos meus. Na verdade, não teria vencido aqueles campeonatos sem o Pau. Eu sei disso, todo mundo sabe disso. E realmente espero o dia em que ele esteja no centro da quadra fazendo o seu discurso na frente de todos os fãs que torceram por ele ao longo dos anos.
Gasol, que já estava em lágrimas, foi aos prantos, no centro da quadra em que fez a alegria da torcida. O espanhol, hoje com 42 anos, claro, também fez questão de dedicar algumas palavras ao amigo.
— Não posso continuar sem falar de uma pessoa e um rosto que não vejo. O irmão que me fez melhorar, me inspirou, me fez ser um jogador melhor e um homem melhor no geral. Sinto falta dele assim como muito de vocês. Queria que ele estivesse aqui com a Gigi. Queria muito. Mas acredito que ele está orgulhoso e olhando para este momento. Te amo, irmão — disse Gasol, aos gritos de “Kobe, Kobe, Kobe” vindo das arquibancadas.
LEIA MAIS:
+ LeBron compara filho a atletas da NBA: ‘Melhor que alguns’
++ Conheça as equipes que nunca foram campeãs da NBA
Títulos de Kobe e Gasol
A aposentadoria de uma camisa só é feita para jogadores que já encerraram suas carreiras no basquete. Desta forma, os astros se tornam donos de seus números dentro daquela equipe. Bryant, por exemplo, é dono das camisas 8 e 24 — ele, inclusive, foi o único jogador dos Lakers a ter dois números aposentados.
Antes de Gasol, o 8 e 0 24 haviam justamente os últimos números a serem aposentados. Como havia então previsto o astro do basquete, o 16 foi para justamente ao lado dos seus números. Shaquille O’Neal (34) e Magic Johnson (32) são números que também estão por perto na ordem cronológica das homenagens lendárias.
Kobe já havia conquistado os títulos da NBA em 2000, 2001 e 2002. Após longo período na fila, conseguiu voltar à NBA Finals ao lado de Pau, primeiro em 2008, quando perderam para o Boston Celtics. Nos dois anos seguintes, levaram a melhor, nos dois últimos títulos de Kobe e nos dois únicos do espanhol.
A homenagem ao espanhol aconteceu no intervalo da partida entre Los Angeles Lakers e Memphis Grizzlies. Diante da torcida embalada para a festa do bicampeão pela franquia, o 13º número aposentado, a equipe da casa venceu por 112 a 103, pela temporada regular da NBA.