NBA

Conheça as equipes nunca ganharam um título na NBA

SUSA/Icon Sport

A NBA é conhecida também por sua competitividade. Ainda assim, em 30 times, 11 ainda nunca conquistaram um título sequer da principal liga do basquete mundial. Ao longo da história, capítulos surpreendentes foram contatos.

Algumas franquias até chegaram bem perto, mas também morreram na praia. Aqui, listamos esses times da NBA que nunca ganharam um título e ainda estão sonhando com o troféu Larry O'Brien.

Phoenix Suns

Kevin Durant e o armador Chris Paul do Phoenix Suns

Kevin Durant e o armador Chris Paul do Phoenix Suns. Crédito: SUSA/Icon Sport

O Phoenix Suns é o mais antigo dos times da NBA que nunca foi campeão. Já são mais de 50 anos em busca do título da temporada. Mesmo assim, a franquia se mantém relevante.

Em toda a sua história na NBA, o Phoenix Suns conquistou dois títulos de conferência. A equipe foi campeã do Oeste em 1976 e 1993. No entanto, a equipe do Arizona perdeu a final para Boston Celtics e Chicago Bulls, respectivamente.

O grupo de 1993, que tinha Charles Barkley, foi o que chegou mais perto do sonho, perdendo a final para o Bulls de Michael Jordan por 4 a 2. Depois foi a vez de Steve Nash e Amar'e Stoudemire comandarem o show em Phoenix nos anos 1990/2000, mas sem o mesmo sucesso. Além dos dois títulos de conferência, o Phoenix Suns tem sete vice-campeonatos.

Los Angeles Clippers

Paul George comemora com os companheiros de equipe Eric Gordon e Russell Westbrook.

Paul George comemora com os companheiros Crédito: SUSA/Icon Sport

O Los Angeles Clippers ainda persegue seu primeiro título de conferência na NBA. A equipe californiana espera que o elenco composto por Kawhi Leonard e Paul George possa, enfim, permitir avanços até as fases decisivas dos playoffs.

A falta de títulos da equipe contrasta com o outro representante de Los Angeles.

Rival da cidade, os Lakers já conquistaram 17 títulos da NBA, empatado com o Boston Celtics, sendo os maiores campeões da história da liga.

 

 

Utah Jazz

O ala-pivô do Utah Jazz, Lauri Markkanen, reage ao enterrar a bola.

Markkanen reage ao enterrar a bola. Crédito: SUSA/Icon Sport

De todas as torcidas de times que nunca ganharam a NBA, a do Utah Jazz é a que talvez tenha sofrido mais.

A franquia já teve um grupo quase perfeito, ou seja, mais pronto para ser campeão impossível.

O Jazz teve simplesmente John Stockton, um dos maiores assistentes da NBA, e Karl Malone, um dos maiores cestinhas, entrosados por mais de dez anos e com os braços preparados para erguer o Larry O'Brien.

No entanto, perderam para o Chicago Bulls duas finais seguidas em 1997 e em 1998.

 

Denver Nuggets

O pivô do Denver Nuggets, Nikola Jokic.

O pivô do Denver Nuggets, Nikola Jokic. Crédito: SUSA/Icon Sport

Seguindo a ordem dos times que nunca ganharam a NBA, o Denver Nuggets está na fila há mais de 40 anos. A franquia sequer chegou à NBA Finals, mas sempre se mostrou competente para formar elencos competitivos.

O núcleo formado por Nikola Jokic, Jamal Murray e Aaron Gordon é possivelmente mais forte que o de Carmelo Anthony e Chauncey Billups nos anos 2000. Esses, assim, como em 2020, perderam a final do Oeste para o Los Angeles Lakers.

A franquia chegou por quatro vezes à final do Oeste, mas sempre foi derrotada. Em 1978, os Nuggets perderam a final da Conferência Oeste para o Seattle SuperSonics, atual Oklahoma City Thunder.

Já em 1985, 2009 e 2020, o Denver Nuggets enfrentou o time angelino na decisão do Oeste e foi superado nas três oportunidades.

Brooklyn Nets

Mikal Bridges, ala do Brooklyn Nets, se aquece antes de um jogo.

Mikal Bridges, ala do Brooklyn Nets, se aquece. Crédito: SUSA/Icon Sport

Se somada a época do New Jersey Nets, são mais de 40 anos em busca do Larry O'Brien. O mais perto que a franquia chegou foi em 2002 e 2003. Na ocasião, Jason Kidd e Diktembe Mutombo lideraram a equipe nas duas finais, perdidas para o Los Angeles Lakers e San Antonio Spurs, respectivamente.

Em sua história, o Brooklyn Nets tem 5 títulos de conferência. Os três primeiros, em 1972, 1974 e 1976, foram conquistados quando a franquia disputava a American Basketball Association (ABA).

Já na NBA, o Brooklyn Nets foi campeão da Conferência Leste por duas vezes, em 2002 e 2003.

Indiana Pacers

Tyrese Haliburton, armador do Indiana Pacers, reage após fazer uma cesta de três pontos.

Haliburton, armador dos Pacers, comemora bola de três. Crédito: SUSA/Icon

Ninguém do Indiana Pacers podia imaginar que, depois de mais de 40 anos de existência, seria uma das franquias que nunca ganharam a NBA. A equipe, afinal, dominava a extinta American Basketball Association. Se juntando à NBA, o mesmo sucesso não foi repetido. Sobretudo, nem quando Reggie Miller levou o time às finais de 2000, a melhor campanha da sua história, que parou no Los Angeles Lakers.

Entretanto, os Pacers têm sete vice-campeonatos da Conferência Leste. Na década de 1990, a equipe perdeu as finais de 1994, 1995, 1998 e 1999, para New York Knicks, Orlando Magic, Chicago Bulls e, novamente, os Knicks foram os adversários.

Depois de ser campeão de conferência em 2000, o Indiana Pacers voltou à final do Leste em 2004, mas perdeu para o Detroit Pistons. As duas finais mais recentes dos Pacers na Conferência Leste foram em 2012 e 2013, quando acabaram eliminados pelo Miami Heat, do trio formado por LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh.

Orlando Magic

Jalen Suggs comemora com Moritz Wagner, do Orlando Magic.

Jalen Suggs comemora com Moritz Wagner. Crédito: SUSA/Icon

O Orlando Magic está entre os times da NBA que nunca foram campeões, mas chegaram perto. A equipe tem dois títulos de conferência em sua história, em 1995 e 2009 no Leste.

Em 1995, o Magic eliminou Boston Celtics e Chicago Bulls, que contava com o retorno de Michael Jordan após uma rápida passagem pelo beisebol, antes de enfrentar o Indiana Pacers na final de conferência. Já em 2009, o Orlando Magic tinha como sua principal estrela o pivô Dwight Howard. Na final da conferência, a equipe encarou o Cleveland Cavaliers, de LeBron James, e venceu a série por 4 a 2.

Além dos dois títulos de conferência, o Orlando Magic foi duas vezes vice-campeão do Leste. Em 1996, a equipe da Flórida perdeu a série para o Chicago Bulls, de Michael Jordan, por 4 a 0. Já em 2010, o adversário na final de conferência foi o Boston Celtics, que venceu o confronto por 4 a 2.

Minnesota Timberwolves

Kyle Anderson, ala do Minnesota Timberwolves, comemora com o armador Anthony Edwards.

Anderson e Edwards comemoram vitória dos Wolves. Crédito: SUSA/Icon

O Minnesota Timberwolves ainda não tem título nem de conferência. A grande chance da franquia foi em 2004, liderada por Kevin Garnett e a dupla de coadjuvantes Latrell Sprewell e Sam Cassell.

Nessa época, a equipe chegou à final do Oeste, mas perdeu a decisão de conferência para o Los Angeles Lakers, de Shaquille O'Neal e Kobe Bryant por 4 a 2.

Desde então, foram temporadas longe do troféu.

 

 

Charlotte Hornets

LaMelo Ball, armador do Charlotte Hornets.

Hornets, de Ball, também nunca ganhou um título de NBA. Foto: Icon / Sport

O dono do Charlotte Hornets é Michael Jordan, considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos, mas a equipe da Carolina do Norte ainda busca sua primeira participação na decisão do campeão da liga e parece longe da conquista.

O time chegou a montar um elenco competitivo nos anos 1990, bem quando Jordan dominava a Liga com o Chicago Bulls.

O núcleo atual, porém, formado ao redor de LaMelo Ball parece ser mais promissor.

 

 

Memphis Grizzlies

Ja Morant do Memphis Grizzlies em enterrada no FedExForum.

Ja Morant, dos Grizzlies, em enterrada no FedExForum. Crédito: SUSA/Icon

O Memphis Grizzlies é outro time que nunca venceu a NBA. Ao menos é uma equipe nova, fundada em 1995, em Vancouver, no Canadá, antes de se mudar para o Tennessee em 2001.

A franquia disputou apenas uma final da Conferência Oeste. Em 2013, na disputa por uma vaga na decisão da NBA, os Grizzlies foram derrotados pelo San Antonio Spurs, por 4 a 0.

Ja Morant, com as suas confusões fora de quadra, tem complicado o futuro da franquia.

 

New Orleans Pelicans

Naji Marshall comemora com os companheiros de equipe Trey Murphy e Herbert Jones.

Naji Marshall comemora com os companheiros. Crédito: SUSA/Icon

O New Orleans Pelicans é a franquia mais recente estabelecida na NBA, tendo sido criada em 2002.

Portanto, os Pelicans ainda perseguem seu primeiro título de conferência e, consequentemente, seu primeiro título da liga.

Embora já tenha contado com craques como Chris Paul e Anthony Davis em seu elenco, o New Orleans Pelicans jamais chegou à final da NBA.

 

 

Qual a franquia com mais títulos da NBA?

Os Celtics e os Lakers são as duas equipes com mais títulos da NBA, ambas possuem 17 conquistas. Ou seja, possuem uma vantagem gigante em relação a próxima equipe com mais conquistas, que atualmente é o Golden State Warriors com 7.

Classificação Franquia Títulos
Boston Celtics 17
Los Angeles Lakers 17
Golden State Warriors 7
Chicago Bulls 6
San Antonio Spurs 5
Detroit Pistons 3
7° e 8° Miami Heat e Philadelphia 76ers 3
9° até 11° Milwaukee Bucks; Houston Rockets e New York Knicks 2
12° até 15° Cleveland Cavaliers; Portland Trail Blazers; Atlanta Hawks; Dallas Mavericks 1
16° até 18° Sacramento Kings; Washington Wizards; Toronto Raptors 1

Foto destaque: SUSA/Icon Sport

Popular

Copyright © 2015-2023 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top