Ex-Celtics não concorda com escolha do MVP e aponta favorito: ‘Deveria ter sido…

André Merice | 11/05/2024 - 15:18

Na noite da última quarta-feira (8), foi anunciado o vencedor do prêmio Jogador Mais Valioso da NBA (MVP). Sem grandes surpresas, o pivô Nikola Jokic, do Denver Nuggets, garantiu, pela terceira vez em sua carreira e pelo segundo ano consecutivo, o prestigioso troféu.

No entanto, na visão do ex-jogador do Boston Celtics e atual comentarista Kevin Garnett, o verdadeiro vencedor estava em Oklahoma. Trata-se de Shai Gilgeous-Alexander, semifinalista com o Thunder.

‘Shai deveria ter sido o MVP’, diz Kevin Garnett

Na opinião de Garnett, Shai foi o grande destaque da temporada. Com o brilhante desempenho do armador – médias de 30.1 pontos, 5.5 rebotes e 6.2 assistências – o Oklahoma terminou a campanha regular na liderança da Conferência Oeste, ficando na frente, inclusive, dos Nuggets, de Jokic.

– É um prêmio da temporada regular e geralmente… O melhor jogador do seu time geralmente representa o melhor time… Achei que Shai [Gilgeous-Alexander] deveria ter tido [o MVP] – disse o ex-ala em entrevista ao canal do ‘All the Smoke Productions’ no YouTube.

Na corrida para o prêmio de MVP da NBA, Jokic foi o mais votado, com 79. Shai, por outro lado, recebeu 15, enquanto Luka Dončić, terceiro colocado, levou quatro votos.

Shai merecia o MVP da NBA?

Shai Gilgeous-Alexander foi uma peça fundamental para o Oklahoma ao longo da temporada regular, participando de 75 dos 82 jogos como titular. O armador apresentou médias impressionantes de 30.1 pontos, 5.5 rebotes e 6.2 assistências por partida, em 34 minutos em quadra.

Com um índice de acerto de 50% nos arremessos de quadra e liderando em lances livres convertidos, o jogador canadense foi o segundo maior pontuador da liga, acumulando um total de 2.254 pontos, ficando atrás apenas de Luka Dončić, do Dallas Mavericks.

Além disso, Shai alcançou a marca de 51 jogos com mais de 30 pontos, sendo o maior número registrado na temporada, indicando sua consistência ao longo dos confrontos. Mesmo não liderando em média de roubos de bola por jogo, teve o maior número total de roubos, totalizando 150 ao longo do ano.

LEIA MAIS:

+ NBA: Phoenix Suns acerta contratação do treinador Mike Budenholzer
+ NBA: Para manter LeBron, Lakers se preparam para realizar sonho do astro

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou "torcedor LeBron" e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".