NBA: Jokic ‘vingativo’ vence duelo de pivôs, e Nuggets batem Lakers

Pedro Rubens Santos | 17/05/2023 - 00:21

As finais de conferência da NBA começaram na noite desta terça-feira (16) com o Jogo 1 da decisão do Oeste, entre Los Angeles Lakers e Denver Nuggets, na Ball Arena, em Denver. E quem levou a primeira partida foi o time da casa, com grande atuação de Nikola Jokic.

O sérvio terminou o duelo com um triplo-duplo impressionante (34 pontos, 21 rebotes e 14 assistências) na vitória por 132 a 126 dos Nuggets sobre os Lakers, a atuação de quem tem algo a provar.

O confronto entre as equipes já havia marcado a final da conferência em 2020, mas, na ocasião, o time de Los Angeles levou a melhor com certa tranquilidade e venceu a série por 4-1. Naquela disputa, Jokic não conseguiu se destacar e viu Anthony Davis e LeBron James acumularem bons números e saírem como os grandes nomes para, em seguida, conquistarem o título em cima do Miami Heat.

VEJA TAMBÉM

+ Lakers x Nuggets é consolidação para LeBron e Davis e revanche para Jokic

++ NBA: Spurs têm primeira escolha do Draft e ‘garantem’ fenômeno francês

Três anos e dois prêmios de MVP depois, o ‘Joker’ voltou a encarar seus algozes e, dessa vez, mostrou que também pode ser dominante. E fez isso em grande estilo, com 70,6% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 100% nas bolas de três pontos.

No duelo dos pivôs, Davis foi bastante produtivo e anotou 40 pontos, mas não conseguiu equiparar a força do rival no garrafão e terminou o jogo com 10 rebotes, sendo que apenas um deles foi ofensivo.

LeBron James vacilou na reta final e desperdiçou a chance de empatar um jogo que, por muito tempo, pareceu perdido para os Lakers. Com a bola nas mãos, o astro errou arremessos e cometeu um turnover, fatores decisivos no duelo parelho que se tornou o Jogo 1 da série.

A segunda partida entre as equipes será disputada na próxima quinta-feira, novamente na Ball Arena.

Lakers x Nuggets: Jogo 1

O primeiro tempo foi dominado pelo Denver Nuggets. Jogando em casa, a equipe controlou os rebotes no ataque e na defesa e conseguiu superioridade também no índice de arremessos certos e tocos.

Nikola Jokic dominou Anthony Davis durante toda a etapa inicial. O ‘Joker’ teve 16 rebotes, sendo seis ofensivos, contra apenas dois do pivô rival, ambos defensivos. Também superou o camisa 3 dos Lakers em pontos (19 a 18) e assistências (7 a 1).

Com 17 pontos anotados, Jamal Murray foi outro destaque dos 24 minutos que abriram a partida na Ball Arena.

Os Nuggets lideraram o placar por praticamente toda a primeira metade e foram para o intervalo com uma vantagem de 18 pontos: 72 a 54.

Segundo tempo: Lakers trazem emoção para o jogo

Apesar de precisar desesperadamente de uma reação no terceiro quarto, os Lakers conseguiram cortar somente quatro pontos da vantagem rival no período. A bola final foi mais um acerto de Jokic do perímetro — o pivô fechou a noite sem errar nenhuma bola de três pontos sequer (3/3).

Anthony Davis cresceu na segunda parte e liderou os esforços dos visitantes, que passaram todo o tempo correndo atrás do placar. Seus 40 pontos chegaram a reduzir consideravelmente a distância, mas acabaram sendo insuficientes para evitar o triunfo adversário.

De maneira surpreendente, o jogo tomou um rumo inesperado na reta final quando os Lakers conseguiram buscar e se aproximaram no placar. A corrida teve até um toco de AD em Jokic, provando que o momento havia, de fato, virado.

LeBron James teve a chance de empatar o confronto no último minuto com um arremesso do perímetro que acabou não caindo. Na sequência, Davis cometeu falta no ‘Joker’, que converteu ambos os lances livres e praticamente fechou a conta.

A bola ainda voltou para as mãos do King, mas um turnover selou o destino da partida. No lance, o astro de L.A. perdeu a bola para ninguém menos que Jokic, o nome da primeira partida da final do Oeste.