Campeão da NBA e MVP das Finais com o Denver Nuggets, Nikola Jokic já decidiu se irá ou não ao Mundial de basquete com a seleção da Sérvia, segundo apuração da Mozzart Sport.
O veículo revelou, neste domingo (23), que o pivô não jogará a Copa do Mundo. O torneio será disputado nas Filipinas, Japão e Indonésia a partir de agosto.
Jokic informou ao treinador Svetislav Pesic que não fará parte do grupo no Mundial, e sua decisão está tomada, apesar das tentativas da comissão técnica de convencê-lo a mudar de ideia. A atitude é um baque doloroso e irremediável para a equipe, que ficará sem um dos melhores jogadores do planeta.
VEJA TAMBÉM
+ Stephen Curry conta como LeBron James mudou sua vida para sempre
+ NBA: Embiid homenageia brasileiro Richarlison nas redes sociais
Até mesmo o capitão da seleção, Bogdan Bogdanovic, ala-armador do Atlanta Hawks, se envolveu na situação e conversou com o astro para atraí-lo, mas sem sucesso.
A Sérvia está no Grupo B da Copa do Mundo da Fiba, junto a Sudão do Sul, China e Porto Rico. A estreia está marcada para o dia 26 de agosto, contra os chineses, em Manila, capital das Filipinas.
Por que Jokic não vai jogar a Copa do Mundo?
Medalhista de prata com a seleção nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, Nikola Jokic decidiu não participar da Copa do Mundo de basquete em 2023 com a seleção sérvia.
O pivô do Denver Nuggets optou por descansar nesse período e se preparar para defender o título de sua equipe na próxima temporada da NBA, que começa em outubro.
A 21-year-old Nikola Jokic making his Olympic debut at Rio 2016, helping Serbia to a silver medal finish. 😍@FIBA | @KSSrbije | @nuggets pic.twitter.com/TwiPHWRlzv
— The Olympic Games (@Olympics) June 10, 2023
A Copa do Mundo não é o torneio internacional mais prestigiado, e muitas estrelas da NBA não estarão presentes. Os Estados Unidos, por exemplo, montaram um elenco de jovens jogadores para a disputa do torneio na Ásia.
A Lituânia também estará sem uma de suas principais estrelas: Domantas Sabonis precisou passar por uma cirurgia na mão e perderá a disputa.
A esperança dos sérvios é que Jokic esteja disponível para as Olimpíadas de Paris, em 2024. Existe uma boa chance de grandes nomes da NBA irem à França para lutar pelo ouro, inclusive pela seleção dos Estados Unidos.