Top 5: Hoje eles fazem loucuras na NBA, mas primeiro brilharam no March Madness

Alice Tamashiro | 19/03/2024 - 15:29

À medida que March Madness conquista o mundo do basquete mais uma vez, é um ótimo momento para relembrar as performances extraordinárias dos atuais jogadores da NBA durante seus torneios da NCAA. Os atletas que hoje estrelam a liga norte-americana de basquete, também fizeram atuações inesquecíveis.

O torneio em questão foi fundado em 1939 por Harold Olsen. O formato atual, com o sistema de eliminação simples —o famoso mata-mata—, só surgiu a partir de 1985, permitindo que a competição acontecesse dentro de apenas um mês: março. As finais costumam acontecer nos primeiros dias de abril.

A classificação das equipes acontece por competições prévias, que começam a partir de outubro, com a temporada regular de basquete universitário dentro de 32 conferências. As estatísticas das equipes também contam para o modelo de classificação por comitê.

Top 5 jogadores da NBA que foram destaques no March Madness

  1. Stephen Curry
  2. Jalen Brunson
  3. Ja Morant
  4. Kevin Durant
  5. Derrick Rose

Steph Curry | Davidson College

  • Estatísticas de carreira universitária: 25,3 PPG, 4,5 REB, 3,7 AST, 46,7 FG%

Antes de chegar a NBA, Steph Curry teve um desempenho extraordinário torneio da NCAA de 2009. Na oportunidade, o mundo do basquete universitário não conhecia muito bem o Davidson College, pois era uma escola menor que nunca foi reconhecida como uma competidora de ponta. Tudo mudou quando Steph Curry chegou.

Na primeira rodada do torneio, Curry se tornou um nome familiar, perdendo 40 pontos contra o sétimo colocado Gonzaga, chocando o mundo e mandando os Bulldogs embora.

Jalen Brunson | Villanova

  • Estatísticas de carreira universitária: 14,4 PPG, 2,5 REB, 3,7 AST, 51,0 FG%

Jalen Brunson foi um nome a ser reconhecida durante sua passagem em Villanova. Em seus dois anos no colegial, Brunson foi um fator chave para os Wildcats manterem sua posição como um time de primeira linha. Conhecido por seu estilo de jogo agressivo e altruísta, o canhoto suave levou os Wildcats a dois campeonatos nacionais da NCAA em 2016 e 2018.

Ja Morant | Murray State

  • Estatísticas de carreira universitária: 18,7 PPG, 6,1 REB, 8,2 AST, 48,5 FG%

Murray State nunca foi considerada uma escola de destaque no basquete universitário, mas tudo mudou quando Ja Morant garantiu a posição de armador titular. A atual estrela da NBA deixou claro que ninguém iria negá-lo na corrida ou na borda. Ele catapultou os Racers para o mapa e para o torneio da NCAA de 2019, onde eliminaram os cabeças de chaves de todos ao eliminar o número cinco Marquette na primeira rodada.

Kevin Durant | Texas

  • Estatísticas de carreira universitária: 25,8 PPG, 11,1 REB, 1,3 AST, 47,3 FG%

Como não lembrar de Kevin Durant e sua passagem pelos Longhorns. Emergindo rapidamente como o artilheiro de todo o basquete universitário em 2007, olheiros de todos os lugares sabiam que Durant tinha um talento natural para marcar a bola.

O jogo mais notável de Durant foi nas oitavas de final de 2007, onde ele mostrou sua habilidade de marcar para todos verem. Embora os Longhorns tenham ficado aquém, Durant marcou 30 pontos e nove rebotes.

Derrick Rose | Memphis

  • Estatísticas de carreira universitária: 14,9 PPG, 4,5 REB, 4,7 AST, 47,7 FG%

Derrick Rose começou a chamar atenção dos olheiros na NBA ainda no início de sua carreira, rotulando-o como a potencial primeira escolha geral no Draft da NBA de 2008. Rose levou Memphis para o torneio da NCAA de 2008 com um recorde de 33-1.

O jogador liderou o Memphis Tigers até o jogo do Campeonato Nacional depois de derrotar um time da UCLA com Kevin Love e Russell Westbrook, para enfrentar Mario Chalmers e o Kansas Jayhawks. Os Tigers não avançaram, mas Rose terminou com 18 pontos, seis rebotes, oito assistências e duas roubadas de bola.

Onde assistir March Madness no Brasil?

Atualmente, os jogos da NCAA são transmitidos no Brasil apenas pela ESPN, na televisão por assinatura, e Star+, plataforma de streaming do grupo Disney.

O canal, no entanto, só começa a exibir os jogos do March Madness a partir da Final Four, com a disputa entre os quatro campeões regionais pelo título de basquete da NCAA.

VEJA TAMBÉM:

+ Domantas Sabonis chega a 50 duplos-duplos seguidos e pode fazer história na NBA

++ Morris surpreende em estreia explosiva e Cavaliers dão passo decisivo rumo aos playoffs na NBA

Escrito por Alice Tamashiro
Alice chegou ao Quinto Quatro em 2021 e soma passagens por Futebol na Veia, Esportelândia e Rádio Outra Dimensão. Estudante de jornalismo no IESB e apaixonada pelo mundo esportivo desde 2008, seus esportes favoritos são o voleibol e o basquete.