O que é March Madness? Entenda o principal torneio de basquete da NCAA

Quinto Quarto | 18/03/2024 - 13:00

O Torneio de Basquete Masculino da NCAA, também conhecido como March Madness, é o principal campeonato universitário da modalidade nos Estados Unidos.

A competição reúne até 68 times de universidades do país e é tão popular, que as finais acontecem em estádios com capacidade superior a 40 mil lugares. O termo “March Madness” (loucura de março, em tradução livre) vem da grande quantidade de jogos que acontecem durante o mês de março, que é também o período de maior número de apostas do torneio.

No ano passado, a final foi realizada entre a Uconn Huskies, de Connecticut, e San Diego Aztecs, com o primeiro time conquistando o título pela quinta vez. O torneio da temporada 2023-24 acontecerá entre 20 de março e 8 de abril.

O que é March Madness?

Assentos no Amway Center, em Orlando, durante o March Madness. Foto: Icon sport
Assentos no Amway Center, em Orlando, durante o March Madness. Foto: Icon sport

O torneio foi fundado em 1939 por Harold Olsen, na época técnico da Universidade de Ohio State. O formato atual, com o sistema de eliminação simples —o famoso mata-mata—, só surgiu a partir de 1985, permitindo que a competição acontecesse dentro de apenas um mês: março. As finais costumam acontecer nos primeiros dias de abril.

Para a NCAA, o formato é interessante por atrair a atenção do público e também, principalmente, por ter um custo financeiro bem menor do que campeonatos regulares. Assim que as novas regras foram implantadas, nos anos 1980, o torneio passou a ganhar cada vez mais popularidade.

A classificação das equipes acontece por competições prévias, que começam a partir de outubro, com a temporada regular de basquete universitário dentro de 32 conferências. As estatísticas das equipes também contam para o modelo de classificação por comitê.

Classificação para o March Madness

Cada uma das 32 conferências tem seu próprio torneio de basquete universitário masculino, e os campeões de cada uma delas garantem vaga para o March Madness. As outras 36 vagas são decididas por um comitê de diretores atléticos, que analisará os seguintes pontos:

  • Índice de porcentagem de notas dos jogadores (RPI)
  • Classificação dentro do ranking nacional
  • Qualidade técnica dos adversários que foram enfrentados durante a temporada

Ranqueamento das 68 equipes

Depois de escolher as 68 equipes que disputarão o torneio da NCAA, o mesmo comitê irá classificá-las entre as posições 1 e 68. Em seguida, as equipes são divididas em quatro regiões (MidWest, South, West, East), com 16 times cada, levando em conta, principalmente, a localização geográfica.

Uma vez em suas regiões, as equipes são novamente posicionadas entre 1 e 16, da maior qualidade técnica para a menor; no mata-mata, que começa com oitavas de final, o primeiro colocado enfrenta o 16º, e assim por diante, até as finais regionais.

Kansas Jayhawks, campeões do March Madness em 2022. Foto: Icon sport
Kansas Jayhawks, campeões do March Madness em 2022. Foto: Icon Sport

As fases do March Madness

  • First Four

Desde 2011, as quatro equipes que ficarem de fora do ranqueamento regional passaram a disputar uma fase preliminar chamada First Four, contra outras quatro universidades que não foram selecionadas pelo comitê.

Essas outras quatro equipes são campeãs dentro de torneios de conferências e jogam entre si para disputar duas vagas no March Madness. As quatro escolhidas pelo comitê também jogam entre si pelas duas vagas restantes.

Todos os oito times de faculdade que disputam o First Four precisam ter tido uma campanha positiva ao longo da temporada regular de suas conferências, ou seja, com número de vitórias maior do que o de derrotas.

  • First Round

Uma que todas as equipes são oficialmente definidas, começa a primeira rodada do March Madness, conhecida também como a parte mais “louca” do March Madness por conter 32 jogos em apenas dois dias.

O First Round são as oitavas de final de cada região, seguindo o formato do primeiro colocado enfrentando o 16º. Os perdedores são automaticamente eliminados, fazendo com que sobre apenas metade das equipes classificadas. Os jogos acontecem entre quinta e sexta-feira.

  • Second Round

A segunda rodada consiste nas quartas de final de cada região. Normalmente, os favoritos ao título são definidos nesta fase, com os jogos acontecendo entre o sábado e o domingo seguintes aos duelos do First Round.

Novamente, os perdedores são automaticamente eliminados, de forma que sobrem apenas 16 universidades na briga pelo campeonato.

  • Sweet Sixteen

Com apenas 16 equipes vivas na briga pelo título, sendo quatro de cada região, o Sweet Sixteen consiste nas semifinais regionais do March Madness. Os jogos acontecem na sexta-feira que sucede o Second Round, e ao final desta fase, apenas oito universidades sobrevivem.

  • Elite Eight

Elite Eight são as finais regionais do torneio de basquete da NCAA, que acontecem entre o sábado e o domingo seguintes ao Sweet Sixteen. Os quatro campeões de cada região avançam para a próxima etapa.

  • Final Four

Essa é a última fase do campeonato; os campeões disputam, primeiro, as chamadas semifinais nacionais no primeiro sábado de abril. Os dois times vencedores brigam pelo título da NCAA na segunda-feira seguinte ao Final Four.

Onde assistir March Madness no Brasil?

Atualmente, os jogos da NCAA são transmitidos no Brasil apenas pela ESPN, na televisão por assinatura, e Star+, plataforma de streaming do grupo Disney.

O canal, no entanto, só começa a exibir os jogos do March Madness a partir da Final Four, com a disputa entre os quatro campeões regionais pelo título de basquete da NCAA.

Escrito por Quinto Quarto
O Quinto Quarto surgiu em março de 2012, com a página de notícias no Facebook e com o podcast veiculado na Rádio Gazeta AM 890. O site foi criado em 2013 e desde lá oferecemos o melhor da NBA, NFL e MLB, com muita opinião, textos, podcasts e vídeos