NBA: Astro dos 76ers revela que tem enfrentado Paralisia de Bell; entenda

Alice Tamashiro | 26/04/2024 - 14:00

Após a vitória do Philadelphia 76ers na última quinta-feira (25), Joel Embiid assustou o mundo do basquete ao revelar que não está em suas melhores condições físicas para atuar no NBA Playoffs 2024.

Durante a entrevista pós-jogo, Embiid contou que começou a sofrer dos sintomas de Paralisia de Bell antes do jogo do torneio play-in contra o Miami Heat em 17 de abril. A condição normalmente é temporária, mas o jogador disse que não tem um cronograma para a recuperação, podendo levar semanas ou meses. Além disso, ele revelou que a paralisia está afetando sua visão.

— É muito chato, sabe, com o lado esquerdo do meu rosto, minha boca e meu olho. Então, sim, tem sido difícil. Mas eu não desisto, então tenho que continuar lutando. Mas sim, é lamentável. É assim que eu vejo as coisas. Mas não é uma desculpa. Tenho que continuar pressionando — desabafou o jogador.

Mesmo sofrendo com dores no joelho e com Paralisia de Bell, Joel Embiid entrou para história durante o jogo 3 da série contra o New York Knicks no NBA Playoffs. Em sua maior performance da carreira nos playoffs, o atleta saiu de quadra com 50 pontos, oito rebotes e quatro assistências, cinco bolas de três pontos e um aproveitamento de 13 acertos em 19 tentativas.

O que é Paralisia de Bell? Doença que afeta Joel Embiid na NBA

A Paralisia de Bell, também conhecida com paralisia facial periférica, é uma condição que causa enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto. O revés é resultado de uma reação inflamatória envolvendo o nervo facial, impedindo a transmissão de pulsos nervosos e limitando a movimentação de músculos do rosto.

Na maioria dos casos, a Paralisia de Bell melhora sem a necessidade de tratamento, mas costuma-se recomendar uso de medicamentos, fisioterapia e fonoaudiologia. A causa exata ainda não foi identificada, no entanto estudos indicam que a condição pode estar associada a infecções por vírus ou bactérias.

O nome é homenagem a Charles Bell, médico-cirurgião e anatomista escocês que descreveu a doença pela primeira vez.

VEJA TAMBÉM:

+ NBA Playoffs 2024: LeBron tem a ‘receita’ para virar série contra os Nuggets e ser campeão

++ NBA: destaque no jogo 1 dos Knicks, Josh Hart queria ser de outro time

Escrito por Alice Tamashiro
Alice chegou ao Quinto Quatro em 2021 e soma passagens por Futebol na Veia, Esportelândia e Rádio Outra Dimensão. Estudante de jornalismo no IESB e apaixonada pelo mundo esportivo desde 2008, seus esportes favoritos são o voleibol e o basquete.