Fim da linha para a torcida do Miami Heat. Após semanas de negociações, Damian Lillard teve seu pedido atendido e foi trocado para um time que promete brigar pelo título da NBA.
Apesar de o próprio jogador ter confessado que, de fato, pediu para ser negociado com a franquia de Miami, as negociações tomaram rumo diferente. O torcedor do Heat que esperava ver Lillard e Jimmy Butler juntos em Miami, vai ter que ficar na saudade do que não viveu. O Portland trocou o armador com o para o Milwalkee Bucks, em uma negociação que ainda envolvendo o Phoenix Suns.
A confirmação da troca do astro movimentou a NBA. Um dos “envolvidos” na história, o ala Jimmy Buttler, que esperava dividir as quadras com Lillard, comentou sobre a troca do armador para os Bucks.
— Ei NBA, vocês precisam investigar os Bucks por tampering. Vocês não ouviram isso de mim, mas eu ouvi isso de alguém. — disse Butler.
Jimmy Butler sobre a troca de Lillard para o Bucks:
"Ei NBA, vocês precisam investigar o Bucks por tampering (que é quando um atleta ou equipe assedia um jogador sob contrato). Vocês não ouviram isso de mim, mas eu ouvi isso de alguém."
— NBA das Mina (@NBAdasMina) September 27, 2023
O que é Tampering?
O termo “tampering”, que Jimmy acusou os Bucks de praticar, é quando um jogador ou equipe tenta, direta ou indiretamente, induzir ou atrair um jogador que estiver sob contrato com seu atual time, tentando persuadi-lo a assinar com outra franquia antes da abertura do mercado. Essa pratica é proibida na NBA, e pode levar a punições.
O caso mais recente de tampering na NBA aconteceu em 2021, com o Chicago Bulls e o Miami Heat. Na negociação que levou Lonzo Ball ao time de Chicago, e Kyle Lowry para Miami, através do sign-and-trade (os jogadores acertaram um novo contrato e são trocados logo em seguida). As duas franquia foram condenadas pela prática, e perderam o direito de recrutar um jogador na segunda rodada do Draft do ano seguinte.
A punição, no entanto, ainda foi considerada leve, já que poderia chegar a multa de US$ 10 milhões (R$ 50 milhões) e, até mesmo, suspensão de dirigentes.
Sexta escolha geral do Draft em 2012, Lillard atuou 11 temporadas pelos Trail Blazers. Segundo informações da ESPN, nesta quarta-feira (27), o armador foi trocado em uma negociação envolvendo Portland Trail Blazers, Milwaukee Bucks e Phoenix Suns. O atleta foi negociado para os Bucks em uma troca tripla.
Por sua vez, os Blazers recebem Jrue Holiday, DeAndre Ayton, Toumani Camara. Além de uma escolha de primeiro round do Draft de 2019 de Milwaukee. Por fim, os Suns recebem Jusuf Nurkic, Grayson Allen, Nassir Little e Keon Johnson.
LEIA TAMBÉM
+ NBA: Blazers devem negociar Jrue Holiday após troca de Lillard
++ NBA: Golden State Warriors quer criar nova franquia na WNBA
Números de Lillard na última temporada da NBA
- Jogos: 58
- Pontos: 32.2
- Rebotes: 4.8
- Assistências: 7.3