A torcida do time de São Francisco pode ter mais um motivo para lotar o Chase Center. Sete vezes campeão da NBA, o Golden State Warriors está perto de criar uma nova franquia para a WNBA —liga feminina de basquete.
Segundo o The Athletic, o acordo está próximo de ser oficializado. O objetivo é que a equipe resida em Oakland, mas jogue no Chase Center —mesmo local onde o time masculino manda seus jogos. A região conta com times universitários conhecidos como Stanford University e California Golden Bears (CAL).
ATENÇÃO
O Golden State Warriors está próximo de criar uma franquia na WNBA na Bay Area
Faltam vários detalhes a serem fechados, mas com a WNBA aprovando a expansão, o novo time teria sua base em Oakland e mandaria seus jogos no Chase Center pic.twitter.com/06VOfSzBWU
— NBA do Povo 🏀🇧🇷 (@NBAdoPovo) September 27, 2023
A primeira temporada da liga feminina de basquete foi disputada em 1997 e atualmente conta com 12 equipes. A comissária, Cathy Engelbert, revelou a intenção de ter mais duas franquias na disputa a partir de 2025.
LEIA TAMBÉM
+ NBA: James Harden toma decisão sobre compromisso com os 76ers
++ NFL: Ex-namorada acusa Travis Kelce de traição após romance com Taylor Swift
Joe Lacob, proprietário dos Warriors, apoia a competição feminina há muito tempo, por isso, criar uma franquia para a WNBA não seria uma surpresa. Em 1996, ele foi fundamental no estabelecimento da Liga Americana de Basquete.
Lacob era dono do San Jose Lasers, extinto time profissional de basquete feminino sediado na Califórnia. A equipe era liderada pelas estrelas de Stanford, Jennifer Azzi e Sheri Sam.
A franquia de São Francisco também não será a primeira da NBA a criar uma afiliada para a liga feminina. O Brooklyn Nets já tem o New York Liberty, enquanto o Indiana Pacers é dono do Indiana Fever.
Além disso, Minnesota Lynx e Minnesota Timberwolves; Los Angeles Sparks e Los Angeles Lakers compartilham as mesmas arenas, mesmo com donos diferentes.