NBA: futuro de Zion Williamson nos Pelicans corre perigo; entenda

Paola Zanon | 21/12/2023 - 16:18

Apesar de ter assinado um contrato de cinco anos em 2022, o futuro de Zion Williamson no New Orleans Pelicans não está completamente garantido.

1ª escolha geral do Draft de 2019, o pivô renovou seu vínculo com a franquia em julho do ano passado por US$ 197 milhões (R$ 962 milhões, na cotação atual), mas o documento tem algumas cláusulas que permitem a quebra, incluindo a saúde do jogador, não apenas o rendimento.

As condições foram observadas após Zion ficar abaixo das expectativas de uma 1ª escolha de Draft. Em seu ano como calouro, por exemplo, ele perdeu o título de Novato do Ano para Ja Morant, que foi a 2ª escolha geral.

Os problemas de saúde também atrapalharam o rendimento do pivô. Logo após ser draftado, Williamson disputou a pré-temporada de 2019-20 e rompeu o menisco, o que atrasou sua estreia em três meses.

A comissão técnica e os dirigentes dos Pelicans se animaram após um bom rendimento na temporada 2020-2021, na qual ele teve médias de 27 pontos e 7,2 rebotes em 61 jogos disputados como titular. A temporada seguinte, no entanto, foi perdida também por conta de uma lesão.

Ainda assim, a extensão de contrato foi oferecida pensando na boa temporada que Zion Williamson havia feito antes de se machucar. No começo da temporada 2022-23, o pivô foi o principal responsável pela boa campanha da franquia antes da pausa para o All-Star Game.

O New Orleans, no entanto, se deparou com mais uma lesão de seu principal jogador, em janeiro deste ano, e sequer chegou a se classificar para os playoffs. Ao todo, Zion disputou apenas 29 dos 82 jogos da temporada regular; suas médias foram de 26 pontos e sete rebotes.

Seus problemas de saúde frequentemente são relacionados ao fato de o jogador estar acima do peso. Williamson tem 1,98 de altura e pesa 130 quilos. Uma das cláusulas de contrato, inclusive, é a verificação da pesagem para que ele esteja dentro de um número considerado saudável.

Na atual temporada, Zion já perdeu cinco jogos e está com médias de 22 pontos e 5,8 rebotes por jogo —números abaixo do mesmo período na temporada passada, antes de se machucar.

Além disso, o pivô não foi efetivo em um jogo decisivo que foi a semifinal da Copa NBA contra o Los Angeles Lakers. Os Pelicans foram eliminados após perderem por 44 pontos de diferença, com ele marcando apenas 13.

Por causa disso, os três anos restantes da extensão assinada em julho de 2022 já não estão mais garantidos, e pode ser que a franquia de Nova Orleans negocie Zion Williamson a qualquer momento. As informações são de Shams Charania, jornalista do The Athletic.

Os últimos cinco jogos de Zion Williamson

  • Derrota para o Memphis Grizzlies: 13 pontos, três rebotes e quatro assistências;
  • Vitória sobre o San Antonio Spurs: 15 pontos, oito rebotes, três assistências, dois roubos de bola e um toco;
  • Vitória sobre o Charlotte Hornets: 21 pontos, 11 rebotes e quatro assistências;
  • Vitória sobre o Minnesota Timberwolves: 36 pontos, cinco rebotes, duas assistências, um roubo de bola e um toco;
  • Derrota para o Los Angeles Lakers: 13 pontos, dois rebotes e três assistências.
Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.