Finais NBA 2024: Por que Kyrie Irving é odiado pela torcida do Boston Celtics?

Paola Zanon | 09/06/2024 - 19:00

Quem acompanhou o Jogo 1 entre Boston Celtics e Dallas Mavericks pelas Finais da NBA notou que Kyrie Irving não é nada querido pela torcida que lotou o TD Garden na última quinta-feira (6).

O ala-armador começou a ser vaiado já durante o aquecimento dos Mavs, antes do início da partida na cidade de Boston. A torcida seguiu fazendo barulho todas as vezes que Irving tocava na bola.

As vaias e xingamentos parecem ter dado efeito, já que ele fez um jogo muito abaixo de sua média, com apenas 12 pontos, três rebotes e duas assistências na derrota por 107 a 89. Apesar disso, Kyrie chegou a afirmar que esperava ainda mais barulho da torcida contra ele.

Mas não foi apenas o clima das Finais que fez a torcida vaiar o ala-armador, que fez parte do elenco dos Celtics entre 2017 e 2019 e deixou uma certa mágoa ao trocar a franquia pelo Brooklyn Nets.

E foi justamente essa troca que deixou os fãs celtas magoados; antes de ir para o time de Nova Iorque, Kyrie Irving chegou a afirmar que estava feliz em Boston e pretendia renovar com a equipe da qual, até então, ele era o principal nome ao lado de Jayson Tatum.

Os torcedores se sentiram traídos com a oficialização da troca, principalmente por causa dos rumores de que o armador planejava jogar ao lado de Kevin Durant não por causa do título, mas sim para conseguir um contrato de extensão e valor máximos. Mais tarde, os boatos acabaram sendo confirmados pelo pivô.

Kyrie Irving x Boston Celtics

Kyrie Irving quando atuava pelo Boston Celtics. Foto: Icon sport
Kyrie Irving quando atuava pelo Boston Celtics. Foto: Icon sport

O primeiro jogo de Kyrie Irving com a camisa do Brooklyn Nets no TD Garden, na temporada 2019-20 da NBA, marcou o início da rivalidade entre torcida e seu ex-ídolo —apesar de o ginásio estar vazio por causa dos protocolos de segurança da pandemia da Covid-19.

O armador foi flagrado com um incenso nas mãos e, ao ser questionado, afirmou que havia acendido para espantar as “energias negativas” da arena. A resposta deixou os torcedores dos Celtics ainda mais revoltados com ele.

O reencontro oficial aconteceu apenas em 2021, com o fim da pandemia e a volta da presença dos fãs no ginásio. Além de vaiar e xingar Kyrie durante toda a partida, um dos torcedores ainda atirou uma garrafa de água contra o atleta. Irving respondeu com uma caminhada até o centro da quadra, onde pisou com força no escudo do ex-time.

Nets e Celtics voltaram a se encontrar apenas nos Playoffs de 2022, quando mais um episódio marcou a rivalidade entre Kyrie Irving e torcida. Novamente vaiado, o armador acertou uma bola difícil da zona morta e comemorou mostrando o dedo do meio aos fãs dos Celtics.

Questionado sobre a relação conturbada com a torcida de sua ex-equipe, o campeão pelo Cleveland Cavaliers afirmou que chegou a ouvir ofensas racistas por parte dos fãs em Boston —e a torcida realmente tem um histórico de racismo até mesmo contra seus próprios ídolos, principalmente Bill Russell, maior campeão da franquia.

No ano seguinte, no entanto, as coisas se acalmaram com a ida de Kyrie para o Dallas Mavericks; por estarem em conferências diferentes, as equipes se encontraram menos vezes do que se ele ainda estivesse nos Nets.

Pouco antes do início das Finais da NBA entre Celtics e Mavericks, Irving tentou deixar a rivalidade de lado e acabou se desculpando por mostrar o dedo do meio aos torcedores de Boston. Mas até agora, o pedido de desculpas ainda não foi muito bem aceito por seus ex-fãs.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.