Finais da NBA: em retorno triunfal, Porzingis vence duelo contra Doncic no Jogo 1

Victor Romualdo Francisco | 06/06/2024 - 23:57

Que retorno! Ele não jogava desde o começo dos playoffs e fez de tudo para estar em quadras após recuperação de lesão. O letão Kristaps Porzingis foi o dono dos rebotes e ações dentro dos garrafões de ataque e defesa no primeiro tempo pelo Boston Celtics. E, além disso, esteve afiado nos arremessos do perímetro.

Na segunda metade, mesmo sofrendo com os problemas físicos que o acompanham durante todo os jogos de playoffs, Luka Doncic tentou liderar uma reação quase impossível dos visitantes, o Dallas Mavericks.

No final, a vitória no Jogo 1 das finais da temporada 2024-25 da NBA ficou com Porzingis e companheiros. O letão marcou 20 pontos e conseguiu 6 rebotes. Ótimo na metade final, Jaylen Brown foi o cestinha dos donos da casa, com 22 pontos.

Mas o cestinha do jogo foi Luka Doncic, que conseguiu um duplo-duplo – 30 pontos e 10 rebotes. Kyrie Irving sofreu com a pressão da torcida e fez apenas 12 pontos.

Como foi o Jogo 1 da final da NBA entre Celtics (Porzingis) e Mavericks (Doncic)

O jogo começou eletrizante, com os times fortes na marcação e eficientes nos arremessos. Após a parada, Derrick White (com duas do perímetro) e os rebotes defensivos fizeram os Celtics abrirem sete pontos (22 a 15). Retornando de lesão, Porzingis começou a dominar o garrafão (no ataque e defesa) e foi vital para que a vantagem de Boston se multiplicasse até o final do quarto – 37 a 20.

O segundo quarto continuou no mesmo ritmo, ou até mais acelerado, já que além do domínio dos garrafões ofensivo e defensivo, os Celtics somaram a isso as roubadas de bola seguidas e uma transição mortal. O placar de 58 a 29 sacramentado pela cesta de três de Jayson Tatum faltando 4 minutos para o intervalo enterraram o moral dos visitantes do Texas.

O terceiro quarto começou com Irving demonstrando que a pressão estava definitivamente afetando seu jogo, mas com o restante do time mais atento. A vantagem que chegou a 29 pontos caiu para 16 (70 a 54). Doncic – o primeiro a chegar às finais da NBA liderando postos, rebotes e assistências nos playoffs – se destacou no perímetro e ainda roubou lindamente uma bola de Porzingis. Nos minutos finais, os Celtics reagiram e afastaram a perigosa vantagem de apenas oito pontos (72 a 64), para 16 (80 a 64).

Jaylen Brown, em dois minutos finais fantásticos no terceiro quarto, garantiram que o placar começasse 86 a 66. Os 12 minutos finais viram a manutenção do domínio dos Celtics, com os minutos finais sendo jogados pelos reservas em quadra. Fim de jogo – Celtics 107, Dallas 89.

Quando será o Jogo 2 das finais da NBA entre Celtics e Mavericks?

Com a melhor campanha da NBA, o Boston Celtics tem a vantagem de jogar os dois primeiros jogos em casa. A próxima partida da grande decisão será no domingo, 9, novamente em Massachussets, no TD Garden.

Escrito por Victor Romualdo Francisco
Antes de colaborar com a Trivela, foi coordenador de conteúdo do Quinto Quarto, e também atuou como Social Media para a Premier League e FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Com experiência de mais de 15 anos em comunicação corporativa, paralelamente, criou o projeto Salão Oval, maior plataforma de comunicação dedicada ao futebol americano nacional (FABR). Foi campeão brasileiro da modalidade pelo Corinthians Steamrollers (2011). Narrou e comentou o esporte no BandSports, Fox Sports, Globo Esporte e ESPN.