Campeão da Conferência Oeste da NBA em 2024, o Dallas Mavericks repetiu um feito histórico que até então só havia sido conquistado por outras duas equipes da liga: Houston Rockets e Los Angeles Lakers —e ambas foram campeãs quando fizeram isso.
Para chegar nas Finais da NBA, os Mavs passaram pelo Los Angeles Clippers na primeira rodada, vencendo em seis jogos, pelo Oklahoma City Thunder nas semifinais, novamente se classificando no Jogo 6, e derrotaram o Minnesota Timberwolves na Final do Oeste em cinco partidas.
Uma coisa em comum entre todas as equipes derrotadas por Luka Doncic, Kyrie Irving e companhia foi o fato de terem vencido 50 ou mais jogos durante a temporada regular. E esta é a terceira vez que um time chega nas Finais depois de vencer três equipes com mais de 50 vitórias nos Playoffs.
A primeira vez que isso aconteceu foi há 30 anos, na temporada 1993-94, quando os Rockets passaram por Portland Trail Blazers, Phoenix Suns e Utah Jazz —todos com pelo menos 50 triunfos na fase regular. Na ocasião, a franquia do Texas se consagrou campeã em cima do New York Knicks.
O feito só voltou a acontecer na temporada 2009-10, com os Lakers, que venceram o Oklahoma City Thunder, Utah Jazz e Phoenix Suns. Mais tarde, o time de Los Angeles foi campeão ao derrotar o Boston Celtics nas Finais da NBA.
Mavs enfrentam rival dos Lakers nas Finais da NBA
O título de 2010 foi ainda mais histórico para os Lakers por ter sido em cima de seu maior rival na liga; o mesmo Boston Celitcs que irá enfrentar os Mavs a partir do dia 6 de junho.
Outra coisa em comum que o time de Dallas tem com o time que foi campeão em 2010 é o fato de também ter enfrentado o Oklahoma City Thunder na pós-temporada.
Mas em número de vitórias e colocações, os cenários são bem diferentes. Os Lakers terminaram a temporada 2009-10 como líderes da Conferência Oeste, com 57 vitórias; os Mavericks ficaram em quinto lugar esse ano, com sete vitórias a menos.
Já os Celtics fecharam a fase regular naquele ano em quarto lugar no Leste, com 50 vitórias, enquanto agora, a equipe foi dona da melhor campanha da liga com 64 triunfos, liderando a conferência com uma folga de 14 vitórias.
O Jogo 1 das Finais da NBA acontece na próxima quinta-feira (6), a partir das 21h30 (horário de Brasília), no TD Garden, em Boston. O time que chegar a quatro vitórias primeiro será o campeão da NBA em 2024.