NBA Playoffs 2024: Mavs destroem Wolves, ganham título do Oeste e encaram Celtics na final

Victor Romualdo Francisco | 31/05/2024 - 00:09

Liderança de ponta a ponta, esmagadora, com o craque absolutamente dominante. Foi assim que o Dallas Mavericks destruiu as esperanças do Minnesota Timberwolves de esticar a série da final da Conferência. Campeão do Oeste após derrotar os Wolves por 4 a 1 na série, os texanos vão encarar o Boston Celtics na grande final da NBA.

A liderança do Dallas na partida chegou a 36 pontos, terminando com “apenas” 21 pontos. Doncic foi o craque do jogo desde o primeiro quarto, fechando a partida com 36 pontos e mais 10 rebotes, completando o double-double. Kyrie Irving também fez 36 pontos para o Dallas, enquanto Karl-Anthony Towns também conseguiu um double-double (28 pontos e 12 rebotes), em um consolo para os Timberwolves.

Como foi a partida que decidiu título do Dallas Mavericks no Jogo 5 das finais da Conferência Oeste da NBA

O Jogo 5 começou com o craque Luka Doncic desfilando todo o seu talando e marcando 12 pontos em apenas 5 minutos de partida. Após tempo dos Wolves, o time da casa conseguiu encostar no placar com o jogo coletivo – Edwards, Towns e Gobert pareceram na partida. Os Mavs reagiram protegendo melhor o garrafão, protegendo os rebotes e com Doncic fazendo uma de três do meio da rua: 27 a 18 para os visitantes.

O segundo quarto começou com o placar impressionante de 35 a 19 para os visitantes, uma pressão enorme para cima dos Timberwolves, que tinham que vencer para manter viva a chance de ir para a final da NBA contra o Celtics.

Nos primeiros minutos, o Dallas tirou os titulares de quadra e conseguiu manter a vantagem. Doncic e companhia voltaram faltando os oito minutos para o intervalo – e isso foi suficiente para tornar minúsculas as chances dos Wolves vencerem. O placar foi para o intervalo marcando 69 a 40.

O terceiro quarto foi uma continuação do fluxo de jogo, com a vantagem de Dallas mantida em torno de 30 pontos. Anthony Edwards fez uma linda cesta de três pontos na metade do período para acordar a torcida.

A reação os Wolves foi tímida perto da necessidade de tirar uma vantagem tão grande. Com o cenário, Doncic saiu do jogo no início do último quarto, com Irving ainda em quadra. O craque ainda voltou na metade final e levou um senhor tranco de Karl-Anthony Towns. Mas nada abalou os Mavericks até o apito final e o placar de 124 a 103 foi decretado na casa do Minnesota Timberwolves, eliminado da temporada da NBA.

Quando será a final da NBA entre Dallas Mavericks e Boston Celtics?

Com o triunfo do Dallas Mavericks sobre o Minnesota Timberwolves, este é o terceiro título da Conferência Oeste para o time do Texas. Além deste ano, o Dallas conquistou o título do Oeste também em 2006 e 2011. A equipe foi campeã em 2011, quando derrotou o Miami Heat por 4 a 2 na série da grande decisão.

Agora, para tentar o bicampeonato da NBA o time irá encarar o Boston Celtics na série final, que começa na próxima quinta, dia 6 de junho. As partidas decisivas da temporada da NBA serão transmitidas pela Band, na TV aberta, com cobertura da qual Eduardo Barão, colunista do Quinto Quarto, fará parte.

Escrito por Victor Romualdo Francisco
Antes de ser coordenador de conteúdo do Quinto Quarto, Victor Francisco atuou por 18 anos em comunicação corporativa. Paralelamente, criou o projeto Salão Oval, maior plataforma de comunicação dedicada ao futebol americano nacional (FABR). Foi campeão brasileiro pelo Corinthians Steamrollers (2011). Narrou e comentou o esporte no BandSports, Fox Sports, Globo Esporte e ESPN. Também atuou como Social Media para a Premier League e FIVB (Federação Internacional de Voleibol).