Finais da NBA: Jrue Holiday é o cara certo para parar Luka Doncic?

Marcelo Cartaxo | 08/06/2024 - 21:30

O jogo 1 das finais da NBA terminou com uma vitória afirmadora do Boston Celtics, com 21 pontos de vantagem no fim do quarto período. Um dos principais personagens da campanha de 71 vitórias e 18 derrotas dos celtas – somando temporada regular e playoffs – é Jrue Holiday, armador veterano que fica encarregado de marcar tanto Luka Dončić quanto Kyrie Irving nas finais.

Holiday é o único jogador no elenco do Boston Celtics que já foi campeão da NBA, e para conseguir o anel e 2021 não enfrentou seu atual time, ao passo que Jayson Tatum e companhia haviam sido eliminados na primeira rodada para o Brooklyn Nets.

Jrue foi trocado do Milwaukee Bucks na off-season de 2023 por Damian Lillard. Sem desejo por jogar no Portland Trail-Blazers, os Celtics viram a oportunidade de fecharam a negociação pelo jogador, que desde que chegou na equipe é titular e um dos principais nomes dentro de quadra devido à tenacidade defensiva. Jrue é all-defense na temporada, e no jogo 1 contra o Dallas Mavericks nas finais da NBA mostrou o porquê é considerado um dos melhores defensores da liga.

Como Jrue Holiday impactou defensivamente no jogo 1 nas finais da NBA?

As análises e expectativas para o jogo defensivo do Boston Celtics mostravam Jrue Holiday como marcador primário de Luka Doncic ou Kyrie Irving. A depender do momento do adversário, do desempenho de Kyrie ou Luka naquele ponto específico do jogo, ou trocas defensivas, Jrue estava pronto para marcar qualquer um dos dois astros, mas acabou tendo uma noite “ofuscada” na defesa.

Isto porque o time do Boston Celtics jogou na defesa coletivamente, sem marcadores fixos e todos pareciam preparados para abordar Doncic ou Irving, dispostos a dificultar a todo instante as posses de bola dos Mavericks.

Para se ter uma noção melhor do desempenho defensivo dos celtas, o time inteiro de Dallas teve nove assistências no jogo, a mesma quantidade de bloqueios que o mandante teve na defesa. Grande destaque para Kristaps Porziņģis, que no 1º quarto já somava oito ponto e dois tocos, vindo do banco.

Holiday era sempre o “cabeça” da defesa, o cara que pegava quem estava com a posse de bola e a partir daí as trocas iam acontecendo. Jaylen Brown apareceu como marcador primário de Doncic em alguns momentos – e funcionou bem porque carimbou o esloveno duas vezes.

Os Celtics mandaram vários jogadores diferentes para ver como Luka se comportava na hora de armar a jogada, o que dificultou para o jogador, já que teve de lidar com diferentes formas de marcação, ao invés de enfrentar um defensor sempre no mano a mano.

Mesmo não aparecendo como o destaque defensivo do jogo 1, Jrue Holiday tem a capacidade de limitar grandes jogadores nas horas mais importantes da partida, tanto fisicamente quanto mentalmente, visto que sua leitura de jogo na defesa e no ataque foram importantes para a vitória de Boston na estreia nas finais da NBA.

Jrue Holiday apareceu forte com a bola nas mãos

Se na defesa a qualidade de Holiday é incontestável, no ataque o jogador faz de tudo para provar que também deve ser temido quando tem espaço para arremessar.

Em 2023-24, Jrue Holiday vive a melhor temporada de sua carreira arremessando bolas. Na zona morta, a parte lateral da quadra que fica no limite e perto do banco de reservas, Jrue tem aproveitamento de 61% em bolas de três pontos. Uma delas, inclusive, ditou o ritmo dos Celtics no jogo logo cedo. Os Mavericks abriram o marcador, e Boston tentou acelerar o jogo, com um passe longo para Holiday, que não pensou duas vezes antes de guardar a primeira da noite.

Em seguida, começou a tirar a bola de suas mãos para abrir espaço dentro do garrafão, correndo e abrindo “buracos” no meio da pintura para Jayson Tatum, Derrick White ou Jaylen Brown explorarem o um contra um. Ao mesmo tempo, poderia receber passes ali mesmo e quebrar a primeira linha de defesa da marcação em zona dos Mavericks, que foi totalmente destruida quando Kristaps Porzingis entrou no jogo.

O camisa quatro dos Celtics explorou o 1×1 quando pôde, mostrou força na hora do contato físico e carregou P.J. Washington até a tabela para fazer uma bandeja em um dos momentos decisivos no 4º quarto. Dessa forma, a importância de Jrue para Boston é imensa. Com ou sem a bola nas mãos, é um veterano experiente conhecido por ser tenaz nos dois lados da quadra, e quando estrelas como Tatum e Brown tiverem uma noite abaixo do esperado, a experiência e inteligência de Holiday deve fazer a diferença.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.