Líder na corrida pelo prêmio de MVP na temporada 2023-24 da NBA, Joel Embiid tem recebido críticas por poder ser “desclassificado” da concorrência pela alta quantidade de desfalques nos jogos do Philadelphia 76ers.
A partir deste ano, a liga colocou em prática uma nova regra impondo que jogadores participem de, no mínimo, 65 dos 82 jogos regulares para concorrer a prêmios como MVP e All-NBA Teams.
— Eu já fui um MVP, se eu tiver a oportunidade de conseguir um segudo, ok, mas eu não vou me forçar ou me pressionar por isso—, declarou ele, em entrevista coletiva.
Atual dono do reconhecimento individual, Embiid só poderá concorrer novamente ao prêmio caso jogue 37 dos 44 confrontos restantes até a pós-temporada —o pivô já perdeu 10 jogos por questões de saúde, mas não está muito preocupado em ficar de fora da corrida.
Para o camaronês, o mais importante na atual temporada é o título de campeão. No ano passado, Joel chegou a perder alguns jogos dos playoffs por motivos de saúde; os Sixers foram eliminados pelo Boston Celtics nas semifinais da Conferência Leste.
— O objetivo é estar saudável durante o playoffs, temos que continuar a vencer. Se eu produzir estatísticas que me permitam participar da conversa para o prêmio, tudo bem. Mas no final das contas, se algo acontecer e eu não conseguir atingir o número de jogos necessários para ser elegível, que assim seja—, complementou ele.
Embiid lidera corrida para MVP
Enquanto ainda está elegível, Joel Embiid é o líder na corrida para o prêmio de MVP da atual temporada, à frente de nomes como Nikola Jokic, do Denver Nuggets, e Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder.
Até o momento, o pivô está com uma média de 34,9 pontos —a maior estatística na atual temporada até agora—, 11,7 rebotes e 5,9 assistências por partida em apenas 34 minutos jogados.
Embiid tem ultrapassado a marca de 30 pontos em apenas três quartos de jogo e deixado os Sixers tão à frente no placar, que acaba sendo poupado por Nick Nurse durante o último período.
A franquia da Filadélfia é a terceira colocada na Conferência Leste, com 25 vitórias e 13 derrotas, atrás do Milwaukee Bucks e Boston Celtics.