MVP de novo? Joel Embiid emplaca temporada histórica na NBA

Paola Zanon | 21/12/2023 - 13:10

Atual MVP da NBA, Joel Embiid tem feito uma temporada ainda melhor este ano pelo Philadelphia 76ers e está no topo da lista para levar mais uma vez o maior prêmio individual da liga.

Na noite de quarta-feira (20), o pivô marcou um duplo-duplo de 51 pontos e 12 rebotes, além de três assistências na vitória por 127 a 113 sobre o Minnesota Timberwolves, que é o time com a melhor defesa de 2023-24 até agora.

Com a alta pontuação, o camaronês alcançou uma média de 35,1 pontos por partida, sendo a maior da temporada até o momento e a 3ª maior dos últimos 35 anos —apenas James Harden e Kobe Bryant estão acima deles, com 36,1 e 35,4, respectivamente.

Em um recorte dos últimos oito jogos dos Sixers, os números de Embiid se tornam ainda mais surpreendentes: a média de pontos sobe para 41,4, além de 12,8 nos rebotes, ou seja, um duplo-duplo até mesmo na média.

A pontuação do pivô tem sido tão alta nos últimos jogos, que a franquia de Philadelphia tem conseguido abrir uma larga vantagem no placar até o 3º quarto, fazendo com que o técnico Nick Nurse coloque o atual MVP para apenas descansar no último período.

Ou seja, Embiid tem uma média acima dos 40 pontos nas últimas oito partidas, além do duplo-duplo com rebotes, disputando apenas três quartos. Inclusive, já são 12 jogos consecutivos em que o jogador anota um duplo-duplo.

Com a consistência em suas atuações de alto nível, o pivô está no topo da lista da corrida pelo prêmio de MVP em 2023-24; o top 10 conta com nomes como Giannis Antetokounmpo, Nikola Jokic e LeBron James, que já levaram o prêmio para casa em pelo menos duas oportunidades.

Os últimos cinco jogos de Joel Embiid

  • Vitória sobre o Minnesota Timberwolves: 51 pontos, 12 rebotes, três assistências, dois roubos de bola e um toco;
  • Derrota para o Chicago Bulls: 40 pontos, 14 rebotes, seis assistências, e dois tocos;
  • Vitória sobre o Charlotte Hornets: 42 pontos, 15 rebotes, três assistências, um roubo de bola e dois tocos;
  • Vitória sobre o Detroit Pistons: 35 pontos, 13 rebotes, duas assistências, dois roubos de bola e quatro tocos;
  • Vitória sobre o Detroit Pistons: 41 pontos, 11 rebotes, cinco assistências e dois roubos de bola.
Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.