NBA: Entenda o porquê Embiid pode não concorrer ao prêmio de MVP

André Merice | 31/12/2023 - 12:14

Atual vencedor do prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP) da NBA, Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, pode se tornar inelegível para a premiação, após algumas alterações nas regulamentações da NBA.

As novas diretrizes da liga estabelecem que os jogadores devem participar de, pelo menos, 65 partidas para serem considerados elegíveis a vários prêmios da temporada regular, incluindo o MVP.

No caso de Embiid, que já ficou de fora de oito jogos neste ano, a ausência prolongada pode atrapalhar os planos do ala-pivô. No confronto contra o Chicago Bulls, na próxima terça-feira (2), Joel não deve ser relacionado outra vez, o que aumenta as chances de ausência em uma possível lista de candidatos ao prêmio de jogador mais valioso.

Logo, se Embiid perder mais nove jogos, conforme as novas regras da NBA, ele será automaticamente desqualificado da disputa pelo MVP. Se essas regras fossem válidas em outros anos, e considerando o seus histórico no 76ers, o pivô só estaria elegível para disputar o MVP em duas das sete temporadas que disputou. Até o momento, o pivô dos Sixers tem médias de 35 pontos, 11.7 rebotes e 6.0 assistências por partida.

Algumas fontes internas sugerem que a possível ausência de Embiid nos próximos jogos pode ser uma decisão em conjunto. A equipe busca garantir que o atleta esteja em plena forma para os playoffs, priorizando a longo prazo.

Apesar de pensar nos playoffs da NBA, a estratégia da comissão técnica dos Sixers pode se tornar um dilema para Embiid, que vem sofrendo com lesões, especialmente nesta temporada. A recente ausência contra os Bulls, aliada a possível lesão no tornozelo, colocam Embiid em uma posição complicada.

Restando 10 jogos para o fim da temporada regular, qualquer contratempo, por menor que seja, pode comprometer sua busca pelo MVP.

Joel Embiid vem sofrendo com lesões

Em agosto de 2014, Embiid assinou seu contrato de novato com os Sixers. No entanto, ele sequer entrou em quadra na temporada, já que sofreu uma lesão no osso navicular de seu pé. Em junho de 2015, Joel sofreu um revés em sua recuperação e precisou passar por outra cirurgia, deixando suas chances de jogar na temporada de 2015-16 menores.

Nas duas primeiras temporadas como jogador da NBA, o pivô perdeu todos os jogos. A estreia na liga aconteceu apenas no ano de 2016-17.

Na temporada 2017-18, Embiid teve uma lesão no menisco do joelho esquerdo. Apesar de, inicialmente, não precisar passar por cirurgia, o jogador dos Sixers precisou ser submetido a uma artroscopia para tratar o problema. Mais tarde, Joel sofreu uma fratura orbital de seu olho esquerdo, tendo que passar mais uma vez por um procedimento cirúrgico.

No ano seguinte, o astro dos 76ers passou novamente por problemas em seu joelho e foi ausência em oito jogos da equipe. Por fim, em 2020-21 e 2021-22, Embiid disputou, pela primeira vez em sua carreira, mais de 65 partidas.

Estatísticas de Joel Embiid

Médias de jogos por temporada regular

  • 2016-17 – 31 jogos
  • 2017-18 – 63 jogos
  • 2018-19 – 64 jogos
  • 2019-20 – 51 jogos
  • 2020-21 – 51 jogos
  • 2021-22 – 68 jogos
  • 2022-23 – 66 jogos
  • 2023-24 – 25 jogos
Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou torcedor LeBron James e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".