Após 15 anos, ex-jogador do Heat se aposenta da NBA

André Merice | 31/12/2023 - 11:30

Um dos atletas mais respeitados da NBA, Goran Dragić, que esteve no Milwaukee Bucks no último ano, irá se aposentar após 15 temporadas.

A informação foi confirmada pelo repórter do The Athetic, Shams Charania, que revelou o desejo do jogador esloveno de realizar um jogo de despedida em sua terra natal, a Eslovênia, em agosto do próximo ano.

— Após 15 temporadas na NBA, Goran Dragic está se aposentando e fará um jogo de despedida na Eslovênia, em agosto. O ex-All-Star e Jogador Mais Melhorado do Ano jogou 946 jogos da NBA pelo Heat, Suns, Rockets, Raptors, Nets, Bulls e Bucks — contou Shams.

A carreira de Dragić na NBA

A trajetória do esloveno na liga começou quando foi escolhido pelo San Antonio Spurs, na segunda rodada do Draft de 2008, embora nunca tenha vestido a camisa da franquia texana em uma partida oficial.

Ao longo de sua campanha, o esloveno deixou sua marca em algumas equipes, passando por Phoenix Suns, Miami Heat, Houston Rockets, Chicago Bulls, Brooklyn Nets, Milwaukee Bucks e Toronto Raptors. No entanto, foi em Miami, de 2014-15 a 2020-21, que Goran mais se destacou.

Em sete temporadas defendendo as cores do Heat, Dragić teve médias sólidas de 16.2 pontos, 3.6 rebotes e 5.2 assistências em 391 jogos. Seu auge aconteceu na temporada 2017-18, quando registrou médias de 17.3 pontos, 4.1 rebotes e 4.8 assistências em 75 jogos, chegando a seleção para o All-Star Game. Além disso, contribuiu significativamente para a jornada do Heat até as finais da NBA durante a temporada 2019-20, onde teve médias de 16.2 pontos, 3.2 rebotes e 5.1 assistências na temporada regular, subindo para 19.1 pontos, 4.1 rebotes e 4.4 assistências nos playoffs.

Apesar de alguns veículos apontarem que Dragić assinaria contrato de um dia com o Heat para encerrar a carreira, sua decisão de realizar o jogo de despedida na Eslovênia mostra uma conexão profunda com sua terra natal.

Em sua última temporada, vestindo as cores do Chicago Bulls e do Milwaukee Bucks, Gordon teve médias de 6.4 e 5.5 pontos, respectivamente, em 58 jogos.

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou torcedor LeBron James e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".