Foi confirmada nesta quarta-feira (27), a morte de Herb Kohl, ex-senador dos Estados Unidos pela cidade de Wisconsin e antigo proprietário do Milwaukee Bucks, um dos mais tradicionais times da NBA. A informação foi divulgada inicialmente pela Herb Kohl Philanthropies, entidade sem fins lucrativos que leva o nome do importante político e dirigente, que não disse os motivos que levaram a morte de Kohl, aos 88 anos de idade.
I lost a dear friend today and Wisconsin lost one of its greatest leaders.
Herb Kohl built a business empire; bought the Bucks & saved them for Milwaukee; served 4 productive terms in the U.S. Senate and devoted himself to philanthropy. Yet brilliant and accomplished as he was,… pic.twitter.com/RDcsOn31a4— David Axelrod (@davidaxelrod) December 28, 2023
Em 1985 ele comprou o Milwaukee Bucks por cerca de 18 milhões de dólares, ou aproximadamente 90 milhões de reais, um movimento que impediu com que os Bucks tomassem a iniciativa de deixar a cidade de Milwaukee, ajudando assim a cidade a poder ter a equipe da NBA por perto por mais tempo. No mesmo ano, o time conquistaria a Divisão, mas não chegaria nas finais dos playoffs. Em 1986 um novo título da Divisão e o time acabou perdendo sendo vice-campeão do Leste, ao perder para o Boston Celtics de Larry Bird.
Herb Kohl tinha um diferença na política e na NBA
O democrata era um dos políticos mais ricos do senado dos Estados Unidos. Kohl também carregava consigo uma especialidade, já que era o único proprietário político de uma equipe esportiva do país, já que em sua maioria os donos dos clubes são empresários ou ex-jogadores, como foi o Charlotte Hornets da NBA. que teve recentemente Michael Jordan como proprietário ou o Inter Miami da MLS que conta com David Beckham com0 dono.
Em 16 de abril de 2014, Herb Kohl concordou com a venda da sua participação majoritária no Milwaukee Bucks para os bilionários Wes Edens, Marc Lasry, tendo Jamie Dinan tendo entrado no negocio posteriormente. Especula-se que a transação teve um valor aproximado de 2.5 bilhões de reais ou cerca de 500 milhões de dólares. Um valor que hoje em dia é considerado baixo, já que o Charlotte Hornetts da NBA foi vendido por quase 16 bilhões de reais ou três bilhões de dólares.