As Conferências Leste e Oeste podem voltar a se enfrentar no All-Star Game de 2024. Adam Silver, comissário da NBA, tem estudado a possibilidade de reverter o evento para seu formato original.
As informações são de Tim Reynolds, jornalista do AP News, e confirmada pelo próprio mandachuva da liga de basquete para a ESPN.
Desde 1951, quando foi criado, o All-Star Game era disputado entre os 12 melhores jogadores da Conferência Leste, contra os 12 melhores do Oeste. O formato permaneceu o mesmo até a edição de 2018.
Em outubro de 2017, a NBA anunciou que o formado seria alterado: os jogadores mais votados de cada conferência seriam os capitães de cada equipe e poderiam escolher seus jogadores em um “Draft” realizado no fim de semana das estrelas, independentemente da conferência de cada um.
O primeiro embate do novo formato foi entre o time LeBron James e o time Stephen Curry. Em 2019, quando LeBron saiu do Cleveland Cavaliers e foi para o Los Angeles Lakers, o confronto foi contra o time de Giannis Antetokounmpo.
Esse embate só mudou em 2021, quando Kevin Durant foi para o Brooklin Nets e acabou eleito o melhor jogador do Leste. Já em 2023, o embate voltou a ser entre LeBron e Giannis.
O próximo All-Star Game está marcado para o dia 18 de fevereiro de 2024 e acontecerá em Indiana.
Fim do Draft no All-Star Weekend
A volta do formato Leste x Oeste consequentemente resultará no fim do “Draft” entre jogadores da NBA no All-Star Weekend.
A escolha dos jogadores participantes do All-Star Game voltará a ser feita através de votação. Os cinco titulares de cada conferência serão escolhidos através de uma votação entre torcedores, jogadores e mídia.
Os sete atletas que ficarão na reserva serão votados entre os 15 técnicos de cada conferência, sendo que eles não podem votar em nenhum jogador que esteja em seu próprio time.
Se algum jogador escolhido não puder participar do fim de semana das estrelas, quem determinará o substituto será o próprio Adam Silver.